Da redação – As garantias dadas pelo governo federal, na tarde desta quarta-feira, em Brasília, consolidam uma etapa importante da luta travada pelo deputado federal Cezar Silvestri pela implantação da Universidade Tecnológica Federal em Guarapuava. A reunião (foto) consuma uma ação que teve presença decisiva da paranaense Gleisi Hoffmann, numa primeira conversa realizada na sede da UTFPR em Curitiba, e culminou na audiência com o secretário-executivo do Ministério da Educação, Enrique Paim, por indicação do ministro Paulo Bernardo (Planejamento).
Vejam aqui a sequência de ações do deputado Cezar Silvestri, que levaram ao encontro histórico desta quarta-feira em Brasília, no qual as autoridades federais asseguraram total apoio à implantação da primeira Universidade Federal de Guarapuava:
Retrospectiva
O encontro dos ministros com o deputado é mais um importante passo para conseguir a instalação da UTFPR em Guarapuava. A luta iniciada pelo Deputado Cezar Silvestri, começou ainda em outubro de 2009. Confira quais passos já foram dados para este importante projeto que beneficiará toda a região.
7 de outubro de 2009
Cezar Silvestri se reúne, em Brasília, com membros da reitoria da UTFPR e iniciam as tratativas para implantação de um Campus da Universidade em Guarapuava.
16 de novembro de 2009
Depois de uma série de encontros entre o deputado e a reitoria da UTFPR, Silvestri convoca uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Guarapuava e expõe aos vereadores todo trabalho já realizado em busca da implantação do Campus. Pela primeira vez na história uma sessão da Câmara é interrompida e todos os vereadores acompanham o Deputado até o gabinete do Prefeito. Na sala de reuniões do Gabinete, o prefeito garante seu apoio ao projeto e anuncia que irá viabilizar a doação de um terreno para que seja possível a implantação da Universidade.
25 de novembro de 2009
Deputado Cezar Silvestri apresenta emenda orçamentária de R$ 3 milhões, para garantir recursos para a construção dos primeiros prédios da Universidade.
12 de abril de 2010
A pedido de Silvestri, o vice-reitor da UTFPR Paulo Osmar Dias Barbosa e o assessor de desenvolvimento acadêmico, Cion Cassiano Basso vem até Guarapuava e é realizado uma grande reunião. No encontro, o prefeito de Guarapuava dá garantia de que a prefeitura já possui o terreno para a implantação do campus. É formada então uma comissão composta por membros do poder público, representantes do deputado Cezar Silvestri e de diversas entidades de Guarapuava, para que seja iniciado o projeto de implantação do Campus.
19 de abril de 2010
Primeira reunião de trabalho da comissão composta para elaborar o projeto de instalação da UTFPR em Guarapuava. Por definição da comissão, coordenação dos trabalhos técnicos e redação do projeto ficou sob responsabilidade da Unicentro, através do professores Fernando Franco Neto e Adenilson José da Silva.
26 de abril de 2010
Enquanto a comissão dá andamento aos trabalhos de elaboração do projeto da implantação da UTFPR, Cezar Silvestri se reúne, em Curitiba com a esposa do Ministro Paulo Bernardo, Gleisi Hoffmann e a reitoria da UTFPR. Deste encontro resulta o comprometimento de Gleisi em agendar uma reunião com os ministros Paulo Bernado e Fernando Haddad.
17 de maio de 2010
Comissão de trabalho da UTFPR anuncia seis sugestões de cursos que serão incluídos no projeto de implantação, são eles: Engenharia Mecânica e Engenharia Civil (ensino superior – bacharelado); Mecatrônica Industrial e Sistemas para Internet (nível tecnológico); Design de Móveis e Interiores e Agroindústria (nível técnico).
26 de maio de 2010
Por intermédio de Gleisi, Silvestri se reúne com os ministros do planejamento, Paulo Bernando e da Educação, Fernando Haddad.