sexta-feira, 11 de jul. de 2025
Guarapuava Saúde

Vacina contra meningite passa a ser aplicada aos 12 meses com novo reforço

A atualização no calendário infantil reforça a proteção contra quatro tipos da bactéria causadora da meningite

Vacina contra meningite passa a ser aplicada aos 12 meses com novo reforço (Foto: Reprodução/Freepik)

A Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava atualiza o calendário de vacinação infantil. Dessa forma, a vacina de reforço contra a meningite, aplicada aos 12 meses, será substituída. Ocorrerá a alteração da vacina meningocócica C (conjugada) para a vacina meningocócica ACWY (conjugada), que protege contra os quatro sorogrupos da bactéria Neisseria meningitidis (A,C,W,Y).

A mudança segue orientação do Ministério da Saúde e faz parte das ações previstas no plano nacional de enfrentamento das meningites até 2030, a qual o Brasil é referência internacional. A nova vacina oferece proteção mais ampla contra as formas mais graves da doença meningocócica, que pode causar sequelas graves e até levar à morte.

ATUALIZAÇÃO NO CRONOGRAMA

Com a mudança, o cronograma de imunização infantil contra a meningite se atualizou. As crianças devem tomar a primeira dose da vacina meningocócica C aos 3 meses. Posteriormente, aos 5 meses devem receber a segunda dose da vacina meningocócica C. Por fim, aos 12 meses ocorre a aplicação da dose de reforço com a vacina meningocócica ACWY (conjugada).

Para as crianças que já receberam o reforço com a vacina meningocócica C não precisarão repetir a dose com a ACWY. Já aquelas que perderam a dose de reforço aos 12 meses, poderão se vacinar com a ACWY até os 4 anos, 11 meses e 29 dias.

A nova vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) já a partir deste mês de julho. A Secretaria de Saúde de Guarapuava reforça a importância de manter a caderneta de vacinação em dia. Além disso, é importante que pais e responsáveis procurem a UBS mais próxima para esclarecer dúvidas e garantir as vacinas dentro do prazo ideal.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Julia Sansana

Jornalista

Jornalista formada em 2024 pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.