22/08/2023



Saúde

Vacina que protege mãe e bebê é ofertada em unidades de saúde de Guarapuava

Da Redação

A partir deste mês, as gestantes de Guarapuava podem começar a ser vacinadas em qualquer unidade de saúde da cidade contra a difteria, tétano e coqueluche. A dose deve ser aplicada entre a 27ª e 36ª semanas de gravidez. De acordo com informações da Agência de Notícias do Estado, aproximadamente 156 mil gestantes do Paraná serão imunizadas no período de um ano.

Para o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, além de proteger as gestantes, a vacinação pode diminuir a ocorrência de casos e mortes por coqueluche nos recém-nascidos porque também há passagem de anticorpos maternos para o feto. “A coqueluche é uma doença comum nas crianças e adolescentes e se apresenta de forma branda. No entanto, nos bebês pequenos a possibilidade de complicações é alta, podendo causar pneumonia grave e a morte”.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde de Guarapuava, as grávidas precisam levar a carteira da gestante para verificar se não faltam outras vacinas a serem aplicadas durante a gravidez como, por exemplo, a que imuniza contra a hepatite B. Além disso, o documento é necessário para avaliar se a semana que a grávida está é válida para a aplicação das vacinas. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo