22/08/2023



Cotidiano Guarapuava Saúde

Vacinação contra a gripe começa nesta quarta (10)

Quase 50 mil pessoas devem ser vacinadas em Guarapuava

vacina

(Foto: Divulgação)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe deve imunizar 48.427 pessoas em Guarapuava este ano. A vacinação começa nesta quarta (10) e as doses estarão disponíveis em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e no Cisgap até 31 de maio.

Entre os dias 10 e 19 de abril, apenas crianças, gestantes e mães em período pós-parto serão vacinadas. Após esta data a campanha será aberta aos demais públicos do grupo de risco.

“A mudança segue uma determinação do Ministério da Saúde, que antecipou a campanha este ano e determinou prioridade na fase inicial a esse público”, explicou a chefe do Departamento de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Guarapuava, Chayane Andrade.

Podem tomar a vacina gratuitamente crianças entre 6 meses e menores de seis anos, gestantes, mães em período pós-parto (até 45 dias), servidores da saúde, indígenas, cidadãos privados de liberdade, pacientes com comorbidades, funcionários do sistema prisional e professores da rede pública e privada. Na campanha deste ano em Guarapuava, 16.091 idosos deverão ser imunizados.

“Eles são nosso maior grupo, assim como no ano passado. Este ano também temos um crescimento no público de crianças, já que a vacinação foi estendida para menores de seis anos”.

Seguindo o cronograma nacional, em Guarapuava o Dia D da campanha de vacinação será 4 de maio. Para se imunizar é preciso ter em mãos a carteira de vacinação, documento com foto e o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

SALA DE VACINAÇÃO DO CISGAP

Nesta terça (9), o espaço de vacinação do Cisgap não estará aberto ao público. A medida ocorre em virtude de uma mudança de sala no mesmo prédio. Já na quarta feira (10), início da campanha de vacinação contra a gripe, o atendimento estará normalizado.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo