A Campanha de Vacinação contra a Influenza 2025 começou hoje (1°) em Guarapuava. A ação tem o objetivo de proteger a população contra os principais vírus da gripe. Neste primeiro momento, o município recebeu 5.200 doses, que serão destinadas aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
Inicialmente a campanha abrangerá crianças de 6 meses a menores de 6 anos, além de gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). Posteriormente, idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde também serão priorizados.
A vacinação se estenderá a professores do ensino básico e superior, indígenas (vivendo dentro e fora de terras indígenas) e quilombolas. Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, outras condições clínicas especiais e pessoas com deficiência permanente receberão a vacina.
Além disso, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário (urbano e de longo curso), trabalhadores portuários e dos Correios estão incluídos na campanha. Por fim, a vacinação contemplará pessoas em situação de rua, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
LOCAIS DE VACINAÇÃO
A vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Guarapuava que possuem sala de vacinação, facilitando o acesso à imunização. A vacina aplicada é trivalente, oferecendo proteção contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B, os mais comuns e perigosos para a saúde pública. Para se vacinar, é preciso apresentar um documento de identificação com foto e o CPF. Além disso, também é necessário levar o cartão de vacinação e o cartão do SUS.
Além da campanha, a vacina contra a gripe faz parte do calendário básico de imunização para crianças de 6 meses a 5 anos, idosos e gestantes em Guarapuava. Esses grupos continuarão sendo vacinados ao longo do ano, conforme a disponibilidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado.
APLICAÇÃO
A vacinação tem o objetivo de minimizar a carga viral e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de diminuir a sobrecarga sobre os serviços de saúde. O público-alvo para a vacinação da gripe no Paraná é de 4.931.410 pessoas. A meta é atingir, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários.
No ano passado o Estado atingiu 58,93 % de cobertura vacinal dos grupos prioritários, e 75,01 % de cobertura dos povos indígenas. O Paraná ficou em 4º lugar no ranking de estados que mais vacinaram (com 3.447.319 doses aplicadas), atrás de São Paulo (13.075.736 doses), Minas Gerais (6.422.449 doses) e Rio de Janeiro (3.926.506 doses).
Leia outras notícias no Portal RSN.