Os paranaenses que fazem parte do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe podem procurar as unidades de Saúde em todo Estado até dia 30 de junho. A ação quer garantir a taxa de cobertura vacinal, especialmente para os grupos prioritários de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e adultos de 55 a 59 anos.
A expectativa da Secretaria de Estado da Saúde é alcançar a meta de 90% de cobertura vacinal de todos os grupos prioritários. De acordo com o o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, é mais uma oportunidade para que os que ainda não se vacinaram procurem as unidades de Saúde. “Por conta do baixo número de cobertura vacinal em alguns grupos prioritários, a Secretaria decidiu prorrogar a campanha até o dia 30 de junho”.
A campanha atingiu 80% do público-alvo total no Estado, estimado em cerca de 2,8 milhões de pessoas. Ainda assim, o índice de cobertura vacinal em alguns grupos preocupa. Sendo assim, até o momento, a cobertura vacinal entre crianças de 6 meses a menores de 6 anos, por exemplo, é de apenas 48,5%. Nas gestantes, esse número é ainda menor, somente 43,85% tomaram a vacina contra a influenza.
Conforme a chefe da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização, Ver Rita da Maia, é preciso alcançar o maior número possível. “Precisamos imunizar o maior número possível de paranaenses elencados para evitar que adoeçam por influenza, contribuindo com o diagnóstico diferencial para a Covid-19”.
Leia outras notícias no Portal RSN.