22/08/2023
Brasil Saúde

Campanha contra meningite busca menores de 11 anos com dose em atraso

De acordo com o Ministério da Saúde, os casos diminuíram com adoção da vacina, mas cobertura caiu e não vacinados pode chegar a 1,8 milhão

_vacinacao_contra_meningite04092101682

 

Vacina contra meningite (Foto: Agência Brasil)

Os pais de crianças menores de 11 anos que não levaram os filhos para se vacinar contra a doença meningogócica têm nova chance para colocar a imunização em dia até dezembro de 2021.

De acordo com o Ministério da Saúde distribuiu 900 mil doses da vacina meningocócica C (conjugada) em agosto. Além disso ampliou a idade do público-alvo para alcançar quem deixou de ir aos postos nos últimos anos.

Conforme o MS, a vacina protege contra a bactéria meningococo C, que causa quadros graves como a meningite e a meningococemia.

Conforme a Agência Brasil, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza esse imunizante na rotina de vacinação. Trata-se de um esquema de duas doses, aos três e cinco meses de vida. Depois há  uma dose de reforço aos 12 meses de idade. Entretanto, segundo o Ministério da Saúde, o número de não vacinados menores de 10 anos pode chegar a 1,8 milhão.

Além dos pais, a infectologista pede que os profissionais de saúde também atentem para o calendário vacinal e recomendem a imunização contra o meningococo C.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.