Termina amanhã, sexta-feira (16), a campanha de vacinação contra o sarampo. Até hoje, quinta-feira (15), já foram vacinadas mais de 808 mil crianças com idade entre um e sete anos. A meta prevista é imunizar aproximadamente 880 mil crianças em todo o Estado.
As crianças que ainda não receberam a dose da vacina neste ano devem comparecer ao posto mais próximo de sua casa. São mais de 2,4 mil pontos de vacinação em todo o Paraná. “A vacina é extremamente importante, pois protege também contra a rubéola e a caxumba”, enfatizou o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.
O vírus do sarampo não circula no país desde 2001. “A vacina é o meio mais eficaz de evitar o reaparecimento do vírus”, ressalta o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz. A Secretaria da Saúde orienta aos pais que levem a caderneta de vacinação de seus filhos ao posto e que verifiquem se todas as vacinas estão atualizadas.
Segundo a enfermeira do programa de imunização da Secretaria, Lúcia Helena Bisetto, a vacina só é contraindicada para crianças que tiveram reações anafiláticas a doses anteriores ou com imunodeficiências congênitas ou adquiridas severas conhecidas (tumores sólidos ou hematológicos), tratamento com imunossupressores por tempo prolongado ou infecção sintomática pelo HIV. “Em caso de dúvida, os pais ou responsáveis devem perguntar ao médico da criança se há contraindicação ou se a vacina deverá ser adiada por tempo determinado”, explicou.