Os produtores que ainda não vacinaram seus gados contra a febre aftosa, têm até hoje, terça-feira (31), para imunizar o rebanho. Nesta etapa serão vacinados apenas os animais de 0 a 24 meses. A expectativa na região de Guarapuava é vacinar 250 mil cabeças.
A campanha que teve início no dia 1º de maio, estima vacinar 4,3 milhões de animais no Paraná, que corresponde quase a metade do rebanho do Estado, calculado em 9,2 milhões de cabeças. Licius Pollatti Schuhli, médico veterinário da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Paraná (SEAB), diz que os pecuaristas que não vacinarem o rebanho será aplicada uma multa de R$ 96,09 para cada animal e não receberam a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento necessário para o transporte de animais.
Guarapuava é considerada área livre de febre aftosa com vacinação, mas a meta é conseguir o reconhecimento de “área livre de febre aftosa sem a vacinação”. “Conseguindo ser uma área livre da doença sem vacinação, nosso produto passar ser mais valorizado e o comércio aumenta”, explica Licius Pollatti.
Os produtores que desejam vacinar seu rebanho podem comprar a vacina em qualquer casa veterinária. O preço médio de cada unidade é de R$ 1,60. Após a vacinação o pecuarista tem que comprovar que seu rebanho está imunizado comparecendo a unidade veterinária na Rua Vicente Machado, 1811.