Os estudantes de todas as escolas do Paraná, públicas e privadas, poderão atualizar as carteiras de vacinação, a partir de segunda (14). A oportunidade faz parte da nova força-tarefa do Governo do Estado, por meio de um trabalho conjunto entre as secretarias da Educação (Seed) e da Saúde (Sesa).
A campanha tem o objetivo de ampliar a imunização entre crianças, adolescentes e jovens matriculados nas 7.392 escolas públicas de educação básica das 399 cidades. Também estão incluídas na campanha as 500 escolas associadas ao Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR) em todo o Paraná. Além disso, outras escolas particulares também podem participar da ação. Ao todo, são cerca de 2,4 milhões de estudantes apenas na rede pública de educação básica.
A campanha seguirá até ao dia 31 de maio e as programações para as aplicações das doses ficarão a cargo do planejamento dos estabelecimentos de ensino e das equipes de saúde, respeitando as particularidades de cada um. Dessa forma, a meta é atingir as coberturas vacinais para Influenza, Febre Amarela e Covid-19 e ainda o resgate para a vacina HPV.
NA PRÁTICA
A imunização ocorrerá dentro das instituições de ensino e está condicionada à assinatura do termo de consentimento pelos pais ou responsáveis. Eles também vão poder acompanhar o processo presencialmente nas instituições de ensino. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, os pais receberão os documentos das escolas em que os filhos estão matriculados.
Eles deverão assinar o documento indicando a concordância ou não com a aplicação da vacina nos filhos. Após a assinatura, o aluno deverá devolver o documento à escola. Por fim, se os pais aprovarem a aplicação da vacina, o aluno deve levar também a carteirinha de vacinação.
Leia outras notícias no Portal RSN.