22/08/2023
Guarapuava Saúde

Vacinas conta gripe e sarampo podem ser tomadas até 31 de agosto

Para se vacinar, basta procurar uma UBS de segunda à sexta. No Cisgap também há oferta, com exceção nas quintas, quando são aplicadas somente doses de BCG

Vacina Gripe

Vacinas conta gripe e sarampo podem ser tomadas até 31 de agosto (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Guarapuava continua atuando na prevenção contra o sarampo, seguindo a campanha nacional até 31 de agosto. As doses da vacina contra a gripe também seguem disponíveis para a população em geral. Contra o sarampo, a oferta é para o público de 20 a 49 anos.

Para se vacinar, basta procurar uma UBS de segunda à sexta. No Cisgap também há oferta, com exceção nas quintas, quando são aplicadas somente doses de BCG. Quando for se imunizar, tenha em mãos a carteirinha de vacinação, um documento com foto e cartão SUS.

DADOS DE VACINAÇÃO

Na prevenção contra a gripe, mesmo após o término da campanha, em junho, quando Guarapuava já havia ultrapassado a meta de 90% de cobertura, a continuidade de oferta das doses remanescentes abertas à população em geral fez os números de Guarapuava ultrapassarem a cobertura de 100% em diversos grupos prioritários. É o caso das crianças de seis meses a dois anos, trabalhadores da saúde, puérperas e idosos.

De acordo com o secretário de Saúde, Jonilson Pires, as ações de intensificação foram fundamentais para atingir esses índices. “Isso contribuiu também com o enfrentamento à covid-19, já que nos casos em que a pessoa está vacinada contra a gripe, conseguimos identificar mais rápido o novo coronavírus”.

Por fim, o sarampo é uma doença altamente contagiosa, mas que é imunoprevenível, ou seja, que pode ser evitada por meio da vacina.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.