22/08/2023



Paraná Saúde

Vacinas já chegaram em todos os municípios do Paraná

As doses da vacina contra a covid-19 chegaram aos 399 municípios do Paraná. E a maioria dos municípios já começou a aplicar os imunizantes

normal_vacina_covid_quatro_pontes_4

Vacinas já chegaram em todos os municípios do Paraná (Foto: Jonathan Campos/AEN)

Em menos de 48 horas depois de desembarcarem no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, as doses da vacina contra a covid-19 já chegaram aos 399 municípios do Paraná. Em Guarapuava, as doses chegaram às 18h09 de ontem (20), no Aeroporto Tancredo Thomas de Faria.

Conforme o balanço da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado às 15h30 desta quarta (20), todas as prefeituras retiraram as doses nas Regionais de Saúde. Contudo, no balanço anterior, até o início da tarde, apenas Iporã, Tapira, Prado Ferreira, Guaraci, Miraselva e Mato Rico ainda não haviam buscado as ampolas.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, as 132.540 doses da vacina Coronavac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, foram entregues às Regionais de Saúde nessa terça (19). E as últimas, de Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo, chegaram às 22h.

IMUNIZAÇÃO

Nesta quarta (20) a maioria dos municípios já começou a aplicar os imunizantes nos grupos prioritários: profissionais da saúde, idosos asilados e cuidadores, pessoas com deficiência severa e indígenas. Além disso, a imunização é de responsabilidade das secretarias municipais de Saúde. Mas dentro dos critérios do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19.

Entretanto, o outro lote dessa mesma vacina será encaminhado após três semanas, que é o intervalo de aplicação. O armazenamento está sendo feito no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar). O centro conta com ampla estrutura de freezers e câmaras frias, além de questões de segurança.

Por fim, o Paraná recebeu do Ministério da Saúde 265.600 doses.

ATRASO EM GUARAPUAVA

A aeronave que transportou a primeira carga da vacina a Guarapuava chegou com mais de duas e horas e meia de atraso. De acordo com as informações preliminares, o avião chegaria às 13h30. Entretanto, aterrissou às 18h09.

Por pouco o mau tempo e a  consequente falta de teto não impediram a aterrissagem. Assim houve a necessidade de pouso por instrumento. Ou seja, quando o piloto recebe orientação pelos computadores de bordo do avião. Estes, por sua vez, estão em contato direto com receptores e emissores de sinais no solo ou via satélite.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo