A ciência vem evoluindo a passos largos. Desse modo, a novidade é que ao que tudo inidica, é que vacinas para o câncer estejam disponíveis antes de 2030. Quem diz são os cientistas que fundaram a BioNTech, empresa alemã de biotecnologia responsável pelo imunizante da covid-19 desenvolvido em parceria com a Pfizer.
Aguardadas como uma nova arma no combate ao câncer, as vacinas terapêuticas para tratamento de tumores, segundo o casal de cientistas, as aplicações estarão disponíveis para uso em até oito anos.
Nós sentimos que a cura para o câncer, ou para (ao menos) mudar a vida dos pacientes com câncer, está ao nosso alcance. Acreditamos que isso acontecerá, definitivamente, antes de 2030.
Conforme a imunologista Ozlem Tureci e o professor de oncologia Ugur Sahin, a BioNTech está fazendo uma série de aplicações testes. As mais avançadas, em fase 2 dos 3 estágios clínicos, são as injeções para o câncer colorretal. Bem como o melanoma (câncer de pele), o melanoma avançado e o câncer de cabeça e pescoço. Há ainda vacinas para o câncer de ovário, de próstata e tumores sólidos na primeira etapa dos estudos com humanos.
O nosso objetivo é que possamos usar a abordagem de vacina individualizada para garantir que, diretamente após a cirurgia, os pacientes recebam uma dose personalizada e individualizada. Ela induziria uma resposta imune para que as células T (de defesa) no corpo do paciente para conseguir rastrear as células tumorais restantes e, idealmente, eliminá-las.
Além disso, durante entrevista ao “Sunday with Laura Kuenssberg” da BBC, os cientistas da empresa fundada em 2008 contaram que a aposta da vacina é na tecnologia de RNA mensageiro (RNAm). Assim, caso se prove eficaz no combate aos tumores, as vacinas de RNA mensageiro serão uma nova frente menos invasiva no tratamento do câncer. Hoje o tratamento conta com a quimioterapia, a radioterapia e a imunoterapia como principais alternativas.
TECNOLOGIA INOVADORA
Conforme as informações, a tecnologia inovadora é uma esperança não apenas de aplicações em desenvolvimento para tratar tumores, como também para vacinas que protegem contra o HIV. Bem como a zika e outras doenças que têm imunizantes de RNA mensageiro atualmente em fase de testes.
Leia outras notícias no Portal RSN.