22/08/2023
Economia

Vai abrir sua empresa em 2015? Veja cinco itens que não podem faltar no seu planejamento

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Da redação, com assessoria

Um novo ano também pede novos planos. Para quem deseja aproveitar 2015 para investir e começar um novo empreendimento é necessário planejamento e um bom amparo. Por isso, selecionamos cinco elementos que devem estar presentes para o sucesso profissional de qualquer novo negócio. Com eles, os riscos são diminuídos e as chances de sucesso são cada vez maiores.

 

Etiquetas

A logística é um dos elementos centrais para a otimização de qualquer tipo de negócio. Ela deve ser pensada desde a base do negócio e não entrar como uma melhoria após a ampliação da estrutura, como é visto em diversos casos. Por isso, desde o início, é importante que esse tipo de organização do fluxo de mercadorias e funções seja feito de maneira prática e eficiente. Uma coisa que ajuda a identificar e tornar essas operações mais claras e simples é optar por etiquetas patrimoniais que catalogam e identificam os bens da empresa, ajudando também na conciliação entre o fluxo e manutenção de recursos.

Contabilidade

A contabilidade é um coringa para qualquer investidor. Isso porque, com boa organização e dados claros, é possível ainda economizar capital e saber de forma mais nítida onde ainda é necessário investir e onde o dinheiro investido encontrou resposta e respaldo. O mau planejamento, entretanto, gera problemas que ocasionam em gastos excessivos, perda de tempo e capital e desperdícios de todo tipo. Apostar em uma prestação de serviço contábil de qualidade é assegurar também a realização coesa de obrigações referentes a pagamentos e recebimentos da empresa. Esse trabalho exige, além da competência dos profissionais envolvidos, a confiança do contratante.

Assessoria jurídica

Antes de qualquer medida inicial é necessário estar consciente das necessidades burocráticas que qualquer empresa deve enfrentar antes mesmo de alugar um espaço e começar a operar. Essa tarefa é uma das mais desgastantes e complicadas para qualquer empresário que deseja começar a investir e, por isso, deve ter foque total para que tudo corra bem e que nenhum imprevisto atrase os planos ou a própria realização do que foi previsto. Por isso, estar bem assessorado juridicamente é fundamental, fornecendo todos os documentos necessários e auxiliando em diversos processos de cadastramento e fiscalização de órgãos públicos. Assim, esse processo árduo se torna uma mera etapa em toda a trajetória de um empreendimento.

Organização interna

Um elemento indispensável para empresas de grande porte e, principalmente, para micro e pequenas empresas. Isso porque, mesmo com um número reduzido de colaboradores, a quantidade de funções e necessidade de precisão e conhecimento do trabalho deve ser uma das questões mais relevantes para qualquer início. Delimitar funções e trabalhar a comunicação interna são fatores que devem ser difundidos desde o primeiro dia de trabalho, uma vez que os prejuízos são sentidos logo que qualquer negócio avança. Mais ainda, o crescimento se torna muito mais difícil com falta de uma estrutura interna bem organizada. Para ajudar, métodos como o quadro Kanban, por exemplo, conseguem comunicar visualmente diversas questões e demandas, tornando públicas as informações de maneira muito eficiente e rápida, principalmente em produções em série.

Estratégia de marketing

Após montada a estrutura e todos os requisitos básicos, é necessário construir a identidade da marca ou da empresa. É o caso de uma boa estratégia de marketing, que consiga transmitir com clareza e precisão os objetivos da empresa para parceiros, clientes e fornecedores. Com ela, esses laços são feitos com muito mais facilidade e o ideal da empresa fica explicitado a todos que desejam iniciar contatos. No caso de um comércio, o marketing é também responsável pela formação do público consumidor e do acesso a eles, conseguindo trazer uma boa imagem que se relacione fortemente com essas pessoas.

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

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