22/08/2023

Valdir Cruz expõe série com quedas d’água no Tribunal de Contas

imagem-40703

Com sua lente voltada para as águas do Brasil, o fotógrafo guarapuavano Valdir Cruz – considerado um expoente da fotografia em âmbito mundial – apresenta seis de suas imagens no Espaço de Arte do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), no 5º andar do prédio anexo. A exposição traz algumas imagens de quedas d’água de regiões do Estado do Paraná e Mato Grosso do Sul e permanece no local até 3 de agosto.

As fotografias foram tiradas em diferentes períodos e representam apenas um pouco do que o artista produziu em seus 58 anos de vida. “Juntamos obras de diferentes trabalhos dele. Algumas das quedas do Iguaçu, em Foz, outras em Bonito (MT), que possuem muitas paisagens naturais em comum” conta Flávia de Assis, curadora do espaço.

Essa é uma amostra do trabalho de Valdir, que realiza pesquisas sobre determinado tema, para posteriormente se aprofundar em campo com sua câmera. “A exposição traz uma fase paisagista dele. Porém, ele possui importantes publicações onde o objeto são pessoas, retratos e arquitetura. Em um desses, Valdir fotografou a Catedral Basílica, da Praça Tiradentes de Curitiba” diz Flávia.

Apesar de o fotógrafo residir nos Estados Unidos há cerca de 25 anos, o foco de seu trabalho está principalmente no Brasil. Em Faces da Floresta, por exemplo, ele realiza um registro da vida dos índios na região Amazônica. O projeto rendeu-lhe uma bolsa da Fundação Guggenheim, dos Estados Unidos. A premiação é concedida para profissionais de habilidade criativa no campo das artes.

Valdir realiza um trabalho que permeia a antropologia e a arte. Com registros de diversas comunidades nativas da América Latina e diferentes regiões do Brasil, o fotógrafo expôs suas imagens em grandes espaços destinados à arte, como o MASP (Museu de Arte de São Paulo), o nova-iorquino MoMA (Museum of Modern Art) e o Smithsonian Institute, em Washington.

Atualmente, o artista divide seu tempo entre Nova Iorque e São Paulo, onde gerencia seus estúdios de arte-fotográfica. A exposição fica no Tribunal até o dia 3 de agosto. O endereço é Praça Nossa Senhora de Salete, sem número – Centro Cívico, em Curitiba. Para todos que gostam de arte, a exposição traz um belo apanhado com ótimas imagens. Quem deseja conhecer mais sobre o artista pode acessar seu portfólio na sua página virtual.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.