22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

‘Vale do Genoma’ começa a traçar o futuro de Guarapuava

E é na Cidade dos Lagos que nesta sexta (23), o Vale do Genoma criou forma, reunindo forças como a Fundação Nishimura

dna-1811955_1920

Vale do Genoma reúne parcerias (Foto: Jeferson Ribeiro/RSN)

Guarapuava, cidade centenária, não quer ficar atrás no futuro. E o ‘start’ para a transformação num perfil econômico já foi dado. O primeiro modelo para a inclusão entre as cidades que pensam à frente, é a implantação do bairro planejado ‘Cidade dos Lagos’. O início em 2010, hoje se transformou num espaço que oferece praticidade, conforto e segurança, a partir da excelência de projetos urbanísticos. Tudo isso, a partir do uso da Inteligência Artificial que cada vez se torna mais recorrente, também na rotina do cidadão como um todo. Desse modo,  investir em equipamentos e ferramentas eficientes permite que cada vez mais, a qualidade de vida das pessoas melhore e a vida nas cidades se torne mais fácil.

E é aqui na Cidade dos Lagos que Guarapuava faz do presente a marca do futuro. Nesta sexta (23), o Vale do Genoma criou forma, reunindo forças como a Fundação Nishimura – leia-se Jacto, uma das maiores fábricas de pulverizadores agrícolas do mundo, e o Cilla Tech Park. Soma-se a estes a Fundação Araucária, o Governo do Paraná, o Instituto de Pesquisa do Câncer e o Centro de Inovação no Agronegócio. Todos avalizaram o Termo de Convênio assinado hoje (23).

De acordo com o diretor do IPEC, o ex-prefeito Cesar Silvestri Filho, o Vale do Genoma, representa uma unidade central de prestação de serviços de sequenciamento genético e de procedimentos correlatos para pesquisadores de todas as instituições de ensino superior e institutos de pesquisa científica. “Trata-se de um ecossistema pensado para atender demandas de sequenciamento de vários projetos, inclusive no âmbito da agricultura e agropecuária, que são fortes na nossa Região”.

SOLUÇÕES INOVADORAS

Odacir Antonelli (Foto: Jeferson Ribeiro/RSN)

Além disso, a estruturação desse ecossistema de inovação vai impactar na geração de negócios entre startups e outras empresas. Isso a partir do desenvolvimento de soluções inovadoras e tecnológicas, considerando o conhecimento científico e a participação de pesquisadores e da comunidade acadêmica. De acordo com o empresário Odacir Antonelli, mentor da Cidade dos Lagos e das ‘ferramentas’ de inovação tecnológica que a compõem, para impulsionar startups no segmento, será constituída uma ‘venture builder’. Ou seja, uma espécie de organização focada em desenvolver novas empresas de forma sistemática.

Mas é a busca pela descoberta de jovens talentos na área de inovação tecnológica que também norteia essa criação. Serão pesquisadores aplicando o conhecimento em várias setores. Seja para desenvolver um medicamento que contribua para o alcance de uma melhor qualidade de vida. Seja no controle de uma praga que surgiu e é específica em alguma plantação. Ou para alterar geneticamente algum tipo de alimento e potencializar o valor nutritivo existente. E também, do tratamento de doenças. “Queremos desenvolver aqui, por exemplo, benefícios que vão desde a prevenção, o diagnóstico precoce até o tratamento preciso na área do câncer”.

O QUE É O GENOMA

DNA (Foto: Revista Galileu)

Para que você entenda melhor esse processo, é preciso entender o que é o genoma. De acordo com a ciência, genoma é a sequência completa de DNA de um organismo. Ou seja, o conjunto de todos os cromossomos de um ser vivo. Portanto, estudar o genoma é como estudar a anatomia molecular de uma espécie.

É ele, o genoma, que contém as informações genéticas hereditárias de um ser vivo. Compreender o genoma, então, ajuda a estudar os seres a quem aqueles dados pertencem. Em linguagem técnica, esse levantamento é conhecido como sequenciamento de genoma. Esse processo é feito, por exemplo, quando se quer descobrir a paternidade de alguém.

Nesse caso, a técnica ficou conhecida como teste de DNA e é capaz de indicar quando um indivíduo é de fato pai ou mãe de outro. No caso de outros seres vivos, o método é exatamente o mesmo. E é essa técnica que permite conhecer detalhes sobre vírus e bactérias para desenvolver formas de combatê-los quando necessário.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo