22/08/2023



Esportes

Vale do Jordão encanta participantes

imagem-103250

Lizi Dalenogari, da Redação

As incontáveis belezas do Vale do Jordão encantaram os mais de 400 participantes da 7ª Caminhada Internacional na Natureza neste domingo (22). O evento promovido pela Aprovale (Associação dos Produtores Rurais do Vale do Jordão) e Prefeitura de Guarapuava teve trajeto de 13 quilômetros e meio em piso regular. Isolados ou em pequenos grupos, os participantes não resistiam as belezas naturais do Vale e registraram em seus aparelhos celulares, câmeras fotográficas e tablets, pequenos fragmentos da paisagem que cativa sempre os visitantes.

“Foi sem dúvidas um dos mais belos circuitos da Caminhada. Fora as paisagens de tirar o fôlego, literalmente, a gentileza dos moradores do Jordão é algo para se salientar. Vou voltar mais vezes, com certeza”, conta Bia Carvalho, de Curitiba, que fez questão de cobrar produtos colônias para levar para casa.

Mas um lugar em especial deixou os participantes surpreendidos, não só pela beleza do local, mas principalmente pela hospitalidade. A família de Aristides Luiz Guarneri, que há 17 anos reside no Vale, abriu as portas de seu sítio, chamado de São Lucas, para que os inscritos na Caminhada passassem por dentro da propriedade. Surpreendidos pelo som da gaita e do violão metros antes de chegarem ao sítios, os caminhantes se deslumbraram pelo cuidado e zelo em cada detalhe. “Um pedaço do paraíso. Toda a família está de parabéns e nos sentimos gratos pela decisão de compartilharem esta maravilha com a gente. Inesquecível”, diz Aparecida Silveira, catarinense de Itajaí, em Guarapuava em viagem de trabalho.

“Nosso lugar é prazeroso para nós e para os que aqui chegam e isso nos enche de alegria. Nós vivemos este sítio desde que o dia amanhece até o anoitecer e com muito trabalho e dedicação, produzimos uva, vinho e vinagre e achamos tempo para cuidar de cada detalhe. Que bom recebê-los aqui”, diz o anfitrião Aristides Guarneri a todos que chegavam, embalados pelo som da sanfona, para carimbarem seus cartões.

 A concentração da caminhada teve início às 7h, na sede da Aprovale,  onde foi servido o café rural preparado pelo CTG Chaleira Preta, com produtos da agricultura familiar: pão, café, leite, geleia, margarina, bolacha, queijo e bolo. O primeiro grupo de caminhantes saiu passado um pouco das 8h. Após o percurso, havia também a opção de almoço, que custou R$ 25,00. O cardápio incluiu costela (cerca de 400 Kg também preparadas pelo CTG Chaleira Preta), farofa, arroz, maionese, pão, saladas e frutas. Os caminhantes puderam ainda conferir as atrações artísticas como apresentações gaúchas e italianas.

A Agropecuária Galpão do Boiadeiro, Alicerce Materiais de Construção, Temper Vidros, Incobel e Grupo de Escoteiros de Guarapuava foram parceiros do evento.

A família de Ulisses Luy, 35 anos, proprietário da TemperVidros, aprovou o programa de domingo e recomenda. “Uma oportunidade de estarmos em família, respirando ar puro e vendo estas paisagens lindíssimas. Trajeto maravilhoso com um desfecho delicioso. Uma costela nos aguarda na chegada para comermos sem culpa. Já queimamos as calorias previamente”, comenta a esposa de Ulisses, Joelma Luy, 33 anos.

Para o pequeno Gustavo Luy, de 7 anos, o mais divertido foi passar entre as “cavernas” e ver os animais pela estrada. “Foi muito divertido, muito legal mesmo”.  Para Eduardo, 14 anos, chegar no Sítio São Lucas e serem tão bem recepcionados teve um significado muito especial. “Ganhamos ânimo para completarmos o trajeto neste lugar cheio de surpresas. Lugar e pessoas surpreendentes”, parabeniza Eduardo.

Para Ulisses um programa familiar saudável como este não tem preço. “É uma oportunidade de estarmos juntos fazendo algo que faz bem para o corpo e para a alma. As famílias estão tendo a tendência de cada um ir para um lado nos fins de semana. Fazer um programa destes é sensacional. Recomendamos e muito”, diz.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo