22/08/2023
Política

Valentim Darcim é o novo presidente da Amocentro

imagem-2592

Manoel Ribas – O prefeito Valentim Darcim (foto)foi eleito o novo presidente da Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro).
A eleição aconteceu nesta quinta-feira (8)e apenas uma chapa foi apresentada. Para os demais cargos foram eleitos vice-presidente José Forkevicz (Boa Ventura de São Roque), secretário João Wellington Dutra (Laranjal), tesoureiro Antônio Marcos Seguro (Turvo), no Conselho Fiscal Joaquim Ortins (Mato Rico), Heloísa Jensen (Nova Tebas), João Paulo de Castro ( Altamira do Paraná), Orlando Alves de Almeida (Rosário do Ivaí), Emílio Altemiro Larazzareti (Campina do Simão), Aguinaldo Luis Chicheti (Roncador) .
No começo da manhã os prefeitos se reuniram a portas fechadas na sala da presidência, pois havia a pretensão de disputa entre duas chapas, uma liderada por Darcim e a outra pelo prefeito de Palmital, Clério Back, apoiado pelo prefeito de Pitanga, Altair Zampier. Essa é um aprática já tradicional nas eleições da Amocentro.
Era quase meio-dia, quando as portas se abriram e os prefeitos anunciaram a eleição de Valentim Darcim por unanimidade de votos. Valentim, ao fazer uso da palavra, disse que “se um prefeito tem força política junto aos governos estadual e federal, imaginem dezesseis juntos”, referindo-se ao número de municípios que integram a Amocentro. Entre outras questões abordadas pelo presidente eleito, ficou registrado a intenção de fazer um bom trabalho pela associação buscando apoio dos governos federal e estadual, para atender os anseios dos municípios da região central. Nos bastidores, Darcim contou com a articulação política do ex-presidente da associação Alexandre Carlos Buchmann (Tico), e o apoio do deputado Alexandre Curi. A solenidade de posse da nova diretoria está agendada para o dia 20 de janeiro em Manoel Ribas.

Com informações da jornalista Laine Santos

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.