22/08/2023
Cotidiano Economia Guarapuava

“Vamos contribuir, mas também vamos cobrar”, diz Acig

Acig e CDL se reúnem com a Prefeitura e pedem revisão de tributos e ampliação de testagem. Entidades se propõem a ajudar

acig

Acig em entrevista coletiva (Foto: Reprodução/Facebook)

Contribuir e cobrar no enfrentamento da pandemia para que haja redução no avanço da covid-19 em Guarapuava. Este é o resultado da reunião entre a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig) e a Prefeitura nesta terça (1). A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) participou.

Vamos ajudar, mas vamos cobrar. O comércio não está mais suportando ficar fechado. Também estamos sem ar.

De acordo com a entidade, durante a conversa que durou cerca de quatro horas, uma pauta de reivindicações posta sobre a mesa pede inclusive, um rescalonamento na cobrança de tributos. Conforme a presidente, Elaine Scartezini, a proposta é de que o empreendedor pague somente o equivalente ao período em que trabalhou, no caso de alvarás e também do IPTU.

Entretanto, segundo a Prefeitura, por se tratar de renúncia fiscal depende de aprovação legislativa. Assim, um projeto de lei já tramita na Câmara. Conforme a Acig, outra proposição é de que haja a ampliação de pontos de coleta para testagem da covid-19.

De acordo com a classe empresarial, também há a disponibilidade de auxiliar na divulgação da vacinação. Além de interferir por mais 10 leitos junto ao Governo do Estado.

MATRIZ DE MONITORAMENTO

As medidas restritivas continuam em vigor em Guarapuava até o dia 6. Em seguida, haverá a transição para o sistema da matriz que determinará as faixas de risco. De acordo com o prefeito, Celso Góes, será levada em conta diversas variáveis como a capacidade de atendimento e número de contaminações ou mortes no período.

Estamos discutindo os pontos sensíveis da matriz com os setores para que possamos avaliar as demandas de cada segmento, atendendo o que for possível dentro dos critérios definidos. Estamos unidos para salvar vidas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.