Da redação, com Secom – editado por Cristina Esteche
A ação de vândalos destruindo placas de sinalização em obras que estão sendo executadas em Guarapuava prejudica e coloca em risco a segurança de parte da população.
Na Rua Capitão Rocha na esquina com a rua Bahia, por exemplo, onde a Sanepar executou obras de saneamento, a destruição de placas provocou vários acidentes.
Recentemente, foram danificadas placas de sinalização na obra que está sendo realizada na Praça Ucrânia, no centro da cidade. Nesse local a Surg (Serviços de Urbanização de Guarapuava) iniciou a construção de uma rotatória em forma de gota no cruzamento das ruas Saldanha Marinho e 17 de Julho, no bairro Trianon. “As placas, além de mostrarem no que as equipes estão trabalhando, também orientam a população, evitando transtornos e acidentes”, alerta o presidente da Surg, Fernando Damiani.
Segundo o diretor presidente, a rótula vai contribuir com a redução no número de acidentes naquele local, que continua alto mesmo com o reforço na sinalização realizado recentemente.
“Após estudos, a gota foi a opção encontrada para disciplinar os motoristas. Muitos pediram a instalação de um semáforo, o que não seria eficiente uma vez que o objetivo é fazer com que os carros reduzam a velocidade. Quando o sinal está aberto, o motorista em alta velocidade não diminui para passar pelo cruzamento”, esclarece o engenheiro de tráfego da Surg, César Sanchez.