Com uma mesa de debates de peso em qualidade de representatividade, Guarapuava irá discutir na próxima quinta-feira (30) o Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2010. Irão participar do debate o deputado federal Ângelo Vanhoni, relator do PL 8035/2010, representantes da Unicentro, representantes das escolas do município, e profissionais ligados ao setor educacional da região, além da comunidade guarapuavana. O evento será realizado a partir das 19h00 na Unicentro, no auditório do Campus CEDETEG.
Na condição de relator do projeto de lei do PNE na Câmara Federal e a quem caberá receber as contribuições do Estado do Paraná para incorporar em seu relatório, Vanhoni é a figura central da reunião que será realizada na Unicentro.
Para o deputado, a partir das excelentes perspectivas econômicas do país e a necessidade de profissionais qualificados para as mais variadas áreas, o Brasil deve dar um passo audacioso na educação. No PNE, Vanhoni vê um governo preocupado com a educação infantil, abrindo frentes para construção de escolas, para merenda e o transporte escolar. Com a mudança da obrigatoriedade do ensino de 6 aos 14 anos, para 4 a 17 anos, meta prevista para até 2016, o deputado acredita que o panorama da educação no país deve mudar significativamente. Se implantada hoje, essa meta representaria 3,5 milhões de estudantes a mais em sala de aula.
Vanhoni ainda destaca avanços educacionais dos últimos anos como a instituição do piso salarial dos professores; da criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), cujo objetivo é redistribuir de forma equitativa os recursos vinculados à educação; a criação de cursos profissionalizantes, para formação técnica e o sistema de avaliação da educação básica, ensino médio e ensino superior. Contudo, para o deputado, nada vai mudar se não for recuperada a dignidade do magistério, cujos salários estão muito aquém dos padrões de países desenvolvidos. “Não dá para mudar o padrão educacional, se não se enfrentar essa realidade”.
“A participação do Estado, dos gestores e profissionais da educação e da sociedade nesse debate é muito importante”, salienta Vanhoni, observando que todo o Paraná está mobilizado na discussão do PNE. Nesse aspecto, o deputado destacou o trabalho da Comissão Especial do Plano da Educação, composta por 25 deputados de vários partidos, sob a presidência do deputado Gastão Vieira (PMDB/BA), no sentido de ouvir as reivindicações e sugestões das categorias ligadas à educação, em todo país.