Do site da Veja.com
São Paulo – Um dia depois da foto em que a idosa aparece pedindo emprego por meio de um cartaz na Avenida Paulista, em São Paulo, ter viralizado no Facebook, a vaquinha virtual criada para angariar dinheiro para Dona Tereza, 72 anos, já arrecadou 18.846 reais. A imagem que motivou a criação da vaquinha on-line mostra Tereza oferecendo seus serviços de diarista ou passadeira, com seu telefone para contato.
A gaúcha Tereza Viega é analfabeta. “Pedi para a vendedora de uma livraria escrever o cartaz pra mim. Tem algum erro?”, disse a idosa na última terça (27) , por telefone, à reportagem do site da revista. Ela mora sozinha em um quarto de pensão na Barra Funda, bairro da zona oeste da capital paulista, e tem seis filhos, quatro deles vivendo em outro Estado. “Não peço dinheiro porque o dinheiro acaba e o serviço, não”, disse.
A vaquinha foi criada pela tradutora Alessandra Siedschlag. A quantia doada será entregue como presente de aniversário para Dona Tereza, que completa 73 anos no dia 16 de outubro.
Ela conta que, após a divulgação de sua foto nas redes sociais nesta terça, uma mulher ligou para oferecer uma máquina de costura. “Recusei porque não sei costurar. E gosto mesmo é de fazer faxina”. A popularização no Facebook já rendeu um serviço: Dona Tereza vai trabalhar como diarista todas as sextas.