22/08/2023
Saúde

Variação da temperatura contribui para casos de gripe

Dores, febre, tosse, alergia e a indesejável gripe ataca também o guarapuavano nesta época do ano, provocada, principalmente, pela oscilação da temperatura.  Em tempo de primavera o pólen das flores é um fator que também contribui para as renites alérgicas. 

É o vírus H3N2, que estava "incubando" e atacando os moradores do Hemisfério Norte e que neste ano circula no ar pelo Hemisfério Sul, mas que não que chega a preocupar por se tratar da gripe comum. O tão temido H1N1 não registrou nenhum caso de contaminação em Guarapuava neste ano.

De acordo com o médico Fernando Pedrotti, chefe da Vigilância Epimedeológica de Guarapuava, a gripe comum que está atingindo várias pessoas também em Guarapuava  se prolifera em ambientes fechados,

"Como temos uma oscilação térmica durante o dia com temperaturas baixas pela manhã e altas durante a tarde, a tendência das pessoas, principalmente no horário de baixas temperaturas, permanecerem em ambientes fechados, facilitando o contágio", observa.

Prevenir ainda continua o melhor remédio. Para isso, Pedrotti sugere ambientes sempre arejados, uma alimentação saudável, a ingestão de muito liquído e, principalmente, manter os hábitos de higiene.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.