A variação de preços das barras de chocolates chega a 82% em Guarapuava. Isso é o que mostra um levantamento feito pelo Procon entre os dias 13 e 28 de março e divulgado pela Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura na tarde desta quarta (29).
De acordo com o Procon, a pesquisa, feita em oito estabelecimentos do município, comparou os itens mais comprados no período da páscoa. Desta forma, a maior diferença ficou entre as barras de chocolate, que têm preços variando entre R$ 3,29 e R$ 5,99, na comparação de 28 itens.
Além disso, o levantamento comparou os preços de oito bolos de páscoa (colombas), 10 caixas de bombons, 38 ovos de páscoa e 13 produtos da seção de pescados. Assim, há itens de diversas marcas, tipos e modelos catalogados para a pesquisa.
Os bolos de páscoa apresentaram variações de 2% a 36%. Sendo a colomba pascal com maior preço de R$ 29,49. Já entre as caixas de bombom, a diferença chegou a 68% e o maior valor encontrado em um dos estabelecimentos foi da Ferrero Rocher, com 24 unidades, no valor de R$ 82,90.
Nos ovos de páscoa houve variação de 48%. O maior preço encontrado foi do ovo Grand Ferrero Rocher Collection de 354 gramas, no valor de R$ 112,69, enquanto o menor preço é do Kinder Ovo Miraculous de 100 gramas no valor de R$ 59,90.
PESCADOS
Ademais, na seção de pescados, a maior variação ficou na Sardinha inteira com o peso de 800 gramas. A variação percentual chegou a 132%, sendo esse o maior percentual entre todos os produtos da pesquisa. Em um estabelecimento, o Procon encontrou o produto por R$ 8,19. Enquanto em outro, o valor chega a R$ 18,96, uma diferença de R$ 10,77.
O maior valor foi do lombo de bacalhau com o preço de R$ 128,98, apresentando variação de 77% entre os estabelecimentos pesquisados. De acordo com a coordenadora do Procon Guarapuava, Luana Esteche, a comparação de preço ocorreu com as principais marcas do mercado e que pudessem ser encontradas em mais de um estabelecimento.
Dessa forma, itens não encontrados em determinados locais foram sinalizados pelo Procon no relatório final da operação. Por fim, a pesquisa busca transparecer a necessidade do consumidor estar atento ao levantamento de preços na hora das compras. Luana ainda destaca que a variação de percentual dos itens demonstra que fazendo a pesquisa o consumidor terá mais chances de ter um retorno econômico.
Leia outras notícias no Portal RSN.