A variante brasileira do coronavírus, denominada P1, pouco conhecida, mas provoca alerta no mundo por ter mais perigo de contágio. Assim, a variante que mais circula no país, inclusive em Guarapuava. Além disso, hoje (20), o governo do Maranhão confirmou o primeiro caso de covid-19 provocado pela variante do coronavírus B.1617, originada na Índia.
Conforme o Portal Banda B, a identificaram em um indiano de 54 anos que deu entrada em um hospital da rede privada em São Luís na sexta (14). Ele era um tripulante do navio MV Shandong da ZHI, embarcação que veio da Índia. A suspeita de que o paciente poderia ter a nova cepa surgiu após o homem apresentar sintomas de coronavírus e dar entrada na rede hospitalar. Desse modo, no primeiro comunicado, divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) no domingo, a pasta informou que foi alertada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
COVID-19 EM GUARAPUAVA
O boletim da Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava nesta quinta (20), traz nove mortes por covid-19 no município. Assim, já são 371 vítimas da infecção desde o começo da pandemia. Agora, Guarapuava totaliza 17.109 confirmações. Ainda conforme a Saúde, ocorreram hoje 182 novos registros da doença.
Assim sendo, 198 pessoas aguardavam o resultado de exames. Outros 2.175 pacientes continuam sob o status de ativos, ou seja, com alto potencial de contaminação. Assim, é o maior número desde o início da pandemia. E ainda, 14.563 pessoas se recuperaram e descartados totalizam 11.257.
PARANÁ
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quinta (20) mais 7.719 casos confirmados e 147 mortes pela covid-19 no Paraná. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Por fim, os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Estado soma 1.041.167 casos confirmados e 25.059 mortos.
Leia outras notícias no Portal RSN.