22/08/2023
Cotidiano

Vaticano oficializa Nossa Senhora de Belém como padroeira de Guarapuava

Reconhecimento histórico da Santa Sé eleva celebração ao grau de solenidade. Decreto oficial será lido pelo bispo Dom Amilton Manoel da Silva nesta segunda (2)

A missa solene ocorre nesta segunda (2) (Foto: Diopuava)

A Festa da Padroeira Nossa Senhora de Belém terá um marco histórico em Guarapuava neste ano. A Santa Sé reconheceu oficialmente a santa como padroeira da Diocese e do município, formalizando uma devoção que já soma mais de dois séculos de tradição na Região. Dessa forma, a celebração passa a integrar o Calendário Próprio da Diocese e recebe o título de Solenidade da Bem-aventurada Virgem Maria de Belém.

Devido ao novo status jurídico, a forma de celebrar sofre alterações. Nas paróquias de Guarapuava, a data é agora uma solenidade, o mais alto grau litúrgico da Igreja Católica. No entanto, nas demais cidades da diocese, o dia 2 de fevereiro permanece sendo celebrado como festa.

O bispo diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva, explica que a solenidade em Guarapuava ocorre dentro do contexto da Festa da Apresentação do Senhor, celebrada mundialmente pela Igreja. Além disso, as celebrações começam já na noite deste domingo (1º), com as “primeiras vésperas”, que incluem orações e leituras próprias para a padroeira.

MOMENTO HISTÓRICO

A missa solene ocorre nesta segunda (2), às 10h, na Catedral Nossa Senhora de Belém. Na ocasião, o chanceler da diocese fará a leitura do decreto oficial enviado pelo Vaticano em nome do Papa Leão XIV.

Conforme explicou Dom Amilton, o pedido de oficialização foi entregue pessoalmente por ele em Roma no final de 2025, atendendo a solicitações do Conselho Presbiteral, da prefeitura e da Câmara de Vereadores. “Faltava a formalização canônica. A oficialização não cria uma nova devoção, mas confirma juridicamente o que o povo sempre viveu”, destacou o bispo.

DEVOÇÃO ‘DE FATO E DE DIREITO’

A ligação de Guarapuava com Nossa Senhora de Belém remonta à fundação da cidade, com registros de uma carta de Dom João VI ao Padre Chagas pedindo que a paróquia fosse dedicada à santa. Posteriormente, com a instalação da Diocese em 1966, a catedral foi dedicada à padroeira, embora o título oficial para a cidade e a diocese ainda não tivesse sido formalizado junto à Santa Sé. Atualmente, o município também possui decreto de feriado municipal em honra à data.

*Com informações de Diopuava

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.