O empresário Luciano Hang, ou o ‘Véio da Havan’, vai mexer no bolso. Muito mais do que a importância pecuniária de R$ 5 mil que, para o empresário pode não significar nada, a condenação mostra que é preciso respeitar a liberdade de imprensa. Hang está condenado pelo Tribunal de Justiça a indenizar o fotógrafo Eduardo Matysiak, de Guarapuava, mas que trabalha em Curitiba.
Isso porque, Matysiak fotografou um ônibus do empresário, estava estacionado em local proibido, em Curitiba. O veículo foi multado pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito do município no dia 6 de abril de 2022. O ônibus era usado pelo empresário em atividades políticas. As imagens foram usadas pela mídia e o bolsonarista foi multado pela Superintendência de Trânsito (Setran).
Ocorre que a repercussão estressou o ‘Véio da Havan’. Ele passou a atacar o fotógrafo em redes sociais e acabou provocando a ira também dos seguidores dele. Conforme informou o fotógrafo na época, após essa postagem, Matysiak passou a ser alvo de injúrias e ameaças de seguidores do empresário. No entanto, de acordo com o advogado que defendeu o fotógrafo disse que Hang extrapolou o direito de liberdade de expressão.
A decisão judicial determina também que Hang exclua as publicações em 15 dias, sob pena de multa diária de R$ 1 mil. Matysiak é hoje um fotojornalista premiado, com reconhecimento da chamada ‘grande mídia’ nacional. A trajetória profissional de Matysiak começou no Portal RSN.
Leia outras notícias no Portal RSN.