* Da Redação
A greve dos bancários entrou em seu 14º dia e está sem previsão de terminar. Enquanto o impasse entre os bancários e a Febraban durar, os clientes têm várias opções para assegurar os seus direitos.
Confira algumas opções:
Central de atendimento
Quem se sentir prejudicado deve ligar no serviço de atendimento do banco, fazer a queixa e anotar número do protocolo, nome do atendente e data da ligação. Isso será a prova de que você tentou resolver o problema.
Procure a ouvidoria
Ao receber a reclamação, a ouvidoria tem 15 dias para responder ao cliente. A ouvidoria é supervisionada pelo Banco Central e costuma ser um meio eficiente de resolver o problema.
Recorra ao Banco Central
O cliente pode enviar a queixa contra o banco pelo site www.bcb.gov.br/reclamacao. O prazo de resposta é de dez dias úteis. Se a reclamação tiver fundamento, ela engrossará o ranking das instituições que mais recebem queixas.
Use a internet
Reclamar em sites como o Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br) ou em redes sociais tem ajudado muito cliente a sair do sufoco nos últimos tempos. Outra opção é cadastrar a queixa contra o banco no site www.consumidor.gov.br, que é do Governo Federal e faz o acompanhamento dos casos.
Procure o Procon
Se os três primeiros passos não derem resultado, vá ao Procon, que irá contatar o banco e dará a ele dez dias para responder. Se não o fizer, o Procon entra
com um processo administrativo que pode demorar 4 meses, além de render multa ao banco.