Rio de Janeiro – A Paralímpiada começa no dia 7 de setembro. São 279 atletas de alto rendimento que se prepararam para disputar 11 dias de competições em 23 modalidades.
Esta é a maior delegação do Brasil na história do evento e, de acordo com informações da Agência Brasil, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) acredita que o País deve conquistar o 5º lugar no quadro de medalhas – duas posições acima do desempenho em Londres, em 2012, quando ficou em 7º lugar, com 43 premiações no total.
Porém, para que tudo aconteça da melhor maneira e os atletas consigam superar seus recordes, há um ingrediente que é indispensável: a torcida.
Quem já esteve em um estádio lotado durante uma disputa acirrada sabe o quanto os gritos de incentivo fazem a diferença.
Se antes o engajamento do público estava lento, parece que o torcedor brasileiro finalmente abriu os braços para receber a Paralimpíada.
O Comitê Paralímpico chegou a ficar preocupado com a lentidão das vendas dos ingressos – apenas 12% dos tickets disponibilizados haviam sido vendidos -, mas agora a situação é outra: na última terça-feira (23) a bilheteria atingiu seu recorde com a venda de 133 mil bilhetes para o evento em um único dia.
O diretor do Comitê Paralímpico Internacional, Xavier Gonzalez, diz que o aumento da procura empolgou os organizadores:
"O Brasil ganhar o ouro olímpico no futebol e voleibol na semana passada deu aos torcedores um sabor do que eles podem esperar nos Jogos Paralímpicos com a nação anfitriã visando um resultado dentro dos cinco primeiros no quadro de medalhas. Claramente eles querem mais e querem fazer parte dos jogos históricos que acontecerão no Rio."
Com preços mais acessíveis em relação aos ingressos do Jogos Olímpicos, que variam de R$10 a R$50, a expectativa da organização é que a Paralimpíada seja um evento para agradar à toda a família, não apenas ao fanático pelo esporte.
"Você pode pagar só R$ 10 para conhecer o Parque, quem tem direito a meia paga cinco reais e ainda parcela em três vezes sem juros. Tem que trazer sua família, seus amigos, vai ser uma festa inesquecível. E atendendo a pedidos, as pessoas estão trazendo famílias, grupos maiores e, por isso, aumentamos de oito para 12 ingressos comprados nas sessões de alta demanda e de 12 para 18 nas sessões de demanda regular. A gente quer que a pessoa venha, tenha um dia maravilhoso, apoie nossos atletas", disse Donavan Ferreti, diretor de ingressos do Comitê Rio 2016, em entrevista à SporTv.
Você pode adquirir a entrada AQUI
AÇÕES DE ENGAJAMENTO
Depois que a informação sobre as vendas abaixo da expectativa veio a público, algumas campanhas sugiram nas redes para incentivar a ida aos estádios.
A que mais reverberou foi uma ação da Agência Africa em parceria com a Vogue. Com a #SomosTodosParalímpicos, o objetivo de dar visibilidade aos jogos foi alvo de críticas uma vez que, no lugar dos próprios atletas, artistas estrelavam a campanha, simulando ter deficiência.