22/08/2023
Geral Guarapuava

Venda de notas falsas é anunciada novamente nas redes sociais em Guarapuava

imagem-128992

Da Redação

Guarapuava – Um tradicional grupo de vendas e trocas em Guarapuava, criado em uma rede social, recebeu novamente uma publicação não convencional no último final de semana. Um anúncio, com a indicação de um telefone da cidade de Curitiba, oferecia notas falsas de Real. De acordo com a publicação, a cada nota verdadeira o “cliente” receberia cinco notas falsas do mesmo valor.

A RedeSul de Notícias ligou para o número indicado na publicação, mas ele deu apenas como desligado ou fora de área. A pessoas responsável pela divulgação da venda das notas também não retornou ao contato no WhatsApp.

O que mais chamou a atenção na publicação deste final de semana, é que a pessoa responsável pelo anúncio diz que “tem referências” na produção das notas falsas.

Em setembro de 2016, a RSN já havia denunciado o mesmo fato, também divulgado em redes sociais de Guarapuava. (CONFIRA AQUI).

CRIME

Falsificar, fabricar ou alterar moeda metálica ou papel moeda de curso legal no país ou no estrangeiro é crime previsto no artigo 289 do Código Penal. A pena varia de três a 12 anos de prisão e multa. Estará sujeito à mesma pena quem importar ou exportar, adquirir, vender, trocar, ceder, emprestar, guardar ou introduzir na circulação moeda falsa.

Mesmo tendo recebido de boa fé, comete crime, com pena prevista de seis meses a dois anos e multa, quem a recebe e a mantém em circulação, repassando a outros. De acordo com a Polícia Federal de Guarapuava, o correto a se fazer caso tenha pego uma nota falsa é retornar ao local onde foi pega a nota (caso saiba) e chamar a polícia. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.