22/08/2023


Economia Guarapuava

Venda do Dias das Mães divide a avaliação do comércio em Guarapuava

De acordo com a pesquisa, 58% dos empresários mantiveram ou superaram as vendas do ano passado, enquanto 42% declararam que o faturamento ficou abaixo

Comércio - XV de Novembro. Foto: José Fernando Ogura/ANPr

As vendas do Dias das Mães dividem a avaliação do comércio em Guarapuava (Foto: Arquivo/RSN)

Uma pesquisa feita pela Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava avalia as vendas no comércio para o Dia das Mães. Porém, o resultado divide a opinião de comerciantes em relação aos resultados. De acordo com a pesquisa, 58% dos empresários mantiveram ou superaram as vendas do ano passado, enquanto 42% declararam que o faturamento ficou abaixo. Para a pesquisa, a Acig escolheu aleatoriamente 50 empresas que foram consultadas por telefone.

Considerada a data mais importante do ano para impulsionar as vendas, neste ano, entretanto, o cenário foi atípico por causa da pandemia da covid-19. Isolamento social, comércio fechado e depois reaberto, mas com horário reduzido, são algumas das imposições por causa do novo coronavírus.

Conforme o presidente da Acig, Cledemar Antonio Mazzochin, o levantamento foi um termômetro do impacto da pandemia e da crise econômica no comércio guarapuavano.

“Contatamos 50 empresas, localizadas em diferentes Regiões. Desde o coração do Centro, mais afastadas do Centro, e comércios de bairros, para que tivéssemos um retrato de como o comércio da cidade está sendo afetado. Muitos empresários, mesmo os que afirmaram que venderam menos se comparado ao ano passado, nos relataram que as vendas do Dia das Mães foram melhores do que o esperado, principalmente na sexta e sábado que antecederam a data”.

Foto: Arquivo/RSN)

A pesquisa mostra que as lojas localizadas nos bairros tiveram melhor desempenho em relação aquelas do Centro da cidade. De acordo com a Acig, 85% disseram ter vendido mais ou igual ao ano passado. Outra questão interessante identificada é que muitos apontaram as mídias sociais e o ‘delivery’ como estratégias para manter o contato com os clientes no período de pandemia.

CAMPANHA

Em abril a Associação lançou uma campanha para motivar a compra no comércio local. Segundo o presidente da Acig, Cledemar Mazzochin, essa foi uma forma de promover a retomada da economia.

“Esperamos contar com o apoio do cliente de Guarapuava nesse momento. Agora que passou o Dia das Mães, já estamos nos preparando para o Dia dos Namorados. E, é muito importante que as pessoas se conscientizem de que comprar nas empresas daqui significa fazer girar toda uma cadeia produtiva local. E isso significa contribuir com a manutenção de emprego, impostos e renda do município”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo