Apesar das expectativas, a Campanha de Natal em Guarapuava não atingiu os patamares esperados pela Associação Comercial e Empresarial (ACIG). De acordo com o presidente da entidade, Valdir Grigolo, a maioria dosa segmentos não atingiu o aumento estimado de 20% ou 30%. O volume de vendas foi igual o de 2007, o que não é um bom sinal. Mas apesar disso, não podemos nos balara pensando na crise. Pelo contrário, precisamos ter otimismo e não parar de investir para termos êxito lá na frente, aponta.Segundo Grigolo, a ACIG já está se mobilizando para uma série de ações que serão desenvolvidas ao longo deste ano.
Agora, boa parte do comércio de Guarapuava está oferecendo descontos e condições de pagamentos especiais. No setor de confecções e calçados, os descontos chegam a 50% no pagamento à vista.
Paraná
O Paraná foi um dos sete Estados em que houve aumento nas vendas do comércio, em novembro. De acordo com pesquisa do IBGE divulgada nesta sexta-feira (16), o volume de vendas do comércio varejista paranaense avançou 0,2% em relação a outubro de 2008, superando a variação registrada pelo setor em nível nacional (queda de -0,7%).
No confronto com novembro de 2007, verificou-se crescimento de 4,6% o que deixou o Paraná acima, por exemplo, dos resultados de Santa Catarina (2,1%) e Rio Grande do Sul (3,5%). Já no acumulado de janeiro a novembro de 2008, a expansão do comércio do Paraná atingiu 7,3%, com importantes contribuições dos ramos de supermercados, móveis e eletrodomésticos.
Além desses segmentos, foi forte o crescimento do setor de equipamentos de informática e comunicação, cujas vendas apresentaram notável ampliação de 100,7% no Paraná, nos 11 primeiros meses do ano passado.