*Reportagem com vídeo
Como o previsto pelo Simepar, Guarapuava estava na rota de possíveis tempestades. E na tarde desta terça (17), um vendaval seguido de chuva forte assustou a cidade. Nas redes sociais, moradores chamaram o temporal de ‘tornado’. Imagens de ventos fortes se espalharam rapidamente.
Equipes do Corpo de Bombeiros atendem neste momento, moradores atingidos com a distribuição de lonas. A corporação também faz corte de árvores que caíram devido ao vento. Ainda não há números de casas ou prédios atingidos. Mas Batel e Boqueirão estão entre os bairros mais atingidos, conforme os bombeiros. A tempestade também causou muitos estragos e destelhou prédio do campus Santa Cruz da Unicentro.
Além disso, o vento também quebrou vidros e deixou cacos pelo chão. A estrutura de toldos que ligam os blocos da universidade não suportou o vendaval e veio a baixo. Algumas telhas do antigo Restaurante Universitário também acabaram levadas pelas rajadas de vento.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram um ‘tornado’ que passou pela Cidade. Na imagem ainda é possível ver faíscas de fiação entrando em curto-circuito e a formação do vento. Alguns moradores, como no bairro Concórdia e Santa Cruz, tiveram as casas destelhadas.
Inclusive, um estabelecimento teve o telhado quebrado e os pedaços caíram pela rua. Veja no vídeo abaixo, um resumo dos maiores estragos registrados até agora na cidade.
De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Guarapuava estava sob alerta amarelo de chuvas intensas. Esta previsto chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Bem como, ventos intensos (40-60 Km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Por fim, em caso de perigo, ligue para o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil pelos números (42) 9 9808-9831 e (42) 9 9813-3269.
Leia outras notícias no Portal RSN.