Por Cristina Esteche
A noite desta sexta (27) começou com chuva, granizo e ventos fortes em Guarapuava. De acordo com o Instituto Simepar, na cidade os ventos atingiram 66 quilômetros por hora. A região mais atingida foi o distrito de Entre Rios onde os ventos chegaram a 79 Km/hora. “Já é compatível com queda de árvores e destelhamentos”, disse o meteorologista Reinaldo Olmar Kneib à Rede Sul de Notícias. No Corpo de Bombeiros, porém, não há nenhum registro de ocorrências desse tipo. “Está tudo tranquilo”, disse o soldado Lima.
A chuva vai continuar, dando uma trégua a partir dos próximos 60 minutos. “Na madrugada volta a chover, com risco de tempestade e descargas elétricas”, segundo informou Kneib.
O volume das chuvas nas regiões Oeste, Sudoeste, Sul e Centro-Sul só aumenta. De acordo com o Simepar, o acumulado até as 19h00 desta sexta (27), nas microrregiões de Francisco Beltrão e Capanema, fronteira com a Argentina, os valores já ultrapassaram os 100 mm.
Já na quinta (26) o Simepar divulgou um alerta para a possibilidade de chuvas fortes nas regiões Sul, Sudeste e Oeste do Paraná. A Defesa Civil também alertou as cidades que podem ser afetadas e pediu o monitoramento contínuo dos municípios que ainda sofrem com as consequências das fortes precipitações do início do mês.