22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Previsão do tempo

Verão promete tempestades localizadas e calorzinho no Paraná

O solstício de verão, que marca a mudança de clima, ocorre nesta terça (21). O período começou oficialmente às 12h59 e segue até 20 de março

por do sol

verão

O verão pode trazer tempestades localizadas de curta duração, em decorrência de dias mais quentes e úmidos, típicos da estação (Foto: Gilson Boschiero/RSN)

A estação mais quente do ano já chegou. Isso porque o solstício de verão, que marca a mudança de clima, ocorre nesta terça (21). O dia também será o mais longo do ano. Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) espera-se sol, chuva e calorzinho em torno de 30ºC para Guarapuava nos primeiros dias da estação.

O período começou oficialmente às 12h59 desta terça (21) e segue até 20 de março de 2022. Do ponto de vista climatológico, o verão é considerado a estação mais chuvosa no estado do Paraná. Sendo assim, a previsão já promete sol, chuva e calor. De acordo com o Simepar, o verão pode trazer tempestades localizadas de curta duração, em decorrência de dias mais quentes e úmidos, típicos da estação.

Contudo, as chuvas podem vir acompanhadas de raios e trovoadas e também podem causar vendavais e ocorrência de granizo em todas as Regiões do Estado. Apesar de ocorrerem pancadas de chuvas intensas, a situação preocupa no Sul do Brasil, bem como no Paraná. Ao contrário do restante do país, a Região deve registrar menor índice de chuva, o que pode prejudicar a produção agrícola e o volume dos reservatórios da Região.

Dessa forma, a temperatura do ar no Paraná e nos outros estados sulistas deve permanecer acima da média histórica na estação. Segundo o Simepar, o cenário é desfavorável à ocorrência de chuva acima média em todo o Paraná. Isso indica que a dificuldade, do ponto de vista climático, para recuperar e manter os níveis dos reservatórios de abastecimento de água, permanece.

CARACTERÍSTICAS DO VERÃO

A estação é caracterizada pela elevação da temperatura em todo país em função da posição da Terra em relação ao Sol mais ao sul. Isso faz com que os dias sejam mais longos que as noites e as mudanças climáticas sejam mais bruscas.

Conforme o Simepar, o verão deve ser marcado pela atuação do fenômeno climático La Niña com intensidade moderada, perdendo força até o fim da estação. Dessa forma, a temperatura média do ar deve ficar ligeiramente acima da média nos próximos três meses.

Além disso, há previsão de dias consecutivos com temperaturas elevadas, ocasionando períodos de desconforto térmico. Assim, a chuva no Paraná vai ficar entre abaixo da média até próximo da média climatológica em todas as Regiões.

Teremos vários dias consecutivos com tempo seco e muito quente, padrão esse que favorece o aumento da evapotranspiração. A ocorrência de tempestades isoladas e/ou em aglomerados de nuvens são típicas da estação, porém a previsão da severidade e dos locais de atuação estão relacionados com a previsão de curto a curtíssimo prazo.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.