22/08/2023


Geral Região

Vereador é desmentido publicamente em Candói

imagem-145679

Da Redação

Candói – O vereador José Carlos Aparecido Modesto, o “JK”, que integra o grupo de oposição ao atual governo municipal, usou as redes sociais nos últimos dias para atacar diretamente a administração municipal de Candói e o prefeito Gelson Costa. O vereador, que se irritou com uma matéria jornalística postada na imprensa regional e que destaca a competência administrativa da atual gestão municipal, (LEIA MAIS AQUI SOBRE O CASO), acusou a administração municipal de, pela primeira vez na história, receber alerta do Tribunal de Contas para gastos com pessoal.

Em sua postagem, JK se contradiz, e elogia o grande número de obras que a atual administração municipal vem realizando e entregando à população.

O prefeito Gelson Costa, por sua vez, desmentiu publicamente em seu perfil pessoal no Facebook as informações que estão sendo repassadas pelo vereador e pelo grupo de oposição. De acordo com o prefeito, ou o vereador faltou com a verdade ou não sabe quais são as suas funções como legislador. “Todos sabem que sou uma pessoa que defende a democracia e que todos têm o direito de se manifestar. Mas não posso aceitar que sejam feitos ataques infundados e baseados em mentira, apenas para criar um factoide político e tentar prejudicar o nosso trabalho, que tem como meta melhorar a qualidade de vida da população candoiana. Fiquei surpreso com a atitude do vereador JK, que faltou com a verdade com a população”, enfatizou Gelson Costa.

QUEM ESTÁ ESCREVENDO?

Os textos que estão sendo publicados pelo vereador JK também geram dúvidas quanto à sua autoria, uma vez que a qualidade gramática é de bom nível e as apresentações técnicas são de quem atua no meio legislativo há mais tempo.

NOTA DO PREFEITO

Confira, na íntegra, a nota publicada pelo prefeito Gelson Costa e que desmente as acusações do vereador JK e do grupo de oposição:

"VEREADOR JK FALTA COM A VERDADE COM A POPULAÇÃO DE CANDÓI

Li com surpresa, no dia de hoje, a matéria do Vereador JK, na sua página, nas Redes Sociais, com várias afirmações, como por exemplo:

1- " A notificação foi enviada pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TC-PR) ao Prefeito Municipal e ao controlador interno para que adote medidas a fim de conter os gastos pessoal e voltar o limite prudencial." (JK).

QUERO INFORMAR QUE ATÉ O PRESENTE MOMENTO NÃO RECEBI NENHUMA NOTIFICAÇÃO DO TC-PR PARA ADOTAR MEDIDAS A FIM DE CONTER OS GASTOS COM PESSOAL. O CONTROLADOR INTERNO DA PREFEITURA, TAMBÉM NÃO RECEBEU NENHUMA NOTIFICAÇÃO.

2- " …ou seja, Candói está gastando com folha de pagamento aproximadamente 54% do que é arrecadado." (JK)

OUTRA INVERDADE DO VEREADOR. O MUNICÍPIO DO CANDÓI, ATÉ HOJE, NUNCA ATINGIU 50% EM FOLHA DO QUE É ARRECADADO.

CONFIRA:
JAN 2016 – 44,43%
FEV 2016 – 44,32%
MAR 2016 – 44,25%
ABR 2016 – 45,44%
MAI 2016 – 45,29%
JUN 2016 – 46,65%
JUL 2016 – 47,45%
AGO 2016 – 47,82%
SET 2016 – 48,35%
OUT 2016 – 49,67%
NOV 2016 – 48,81%
DEZ 2016 – 49,28%

JAN 2017 – 48,23%
FEV 2017 – 48,08%
MAR 2017 – 48,34%
ABR 2017 – 48,44%
MAI 2017 – 48,16%
JUN 2017 – 48,60%
JUL 2017 – 48,31%
AGO 2017 – 48,20%
SET 2017 – 48,66%
OUT 2017 – 47,97%

No próprio relatório de Gestão Fiscal /Demonstrativo da Despesa com Pessoal já está destacado os LIMITES.
LIMITE MÁXIMO 54%
LIMITE PRUDENCIAL 51,3%
LIMITE DE ALERTA 48,6%

Candói chegou no limite de alerta apenas 03 vezes no ano de 2016 e até agora, neste ano de 2017, 02 vezes.

Sendo que neste mês de outubro não chegamos no limite de ALERTA dos 48,6 % … 
O TC-PR se manifestou relativo ao mês que chegou ao limite dos 48,6. E já no mês de outubro está abaixo do limite de alerta, como nos manifestamos em nossa matéria anterior.

O Vereador pode conferir no Portal da Transparência, mensalmente, que fica mais fácil! Ou ler os relatórios que a Secretaria de Finanças manda mensalmente para a Câmara de Vereadores.

NUNCA CHEGAMOS NO LIMITE PRUDENCIAL TÃO POUCO NO LIMITE MÁXIMO DE 54%.

Lembro também à população, que fui contra o aumento de salários de Prefeito, Vice – Prefeito, Secretários e Vereadores, no ano de 2016. Assim como os vereadores Celso Turok (PT), Valter da Luz (PTB) e ex Vereadora Sandra dos Santos(PT) votaram contra o aumento.

Infelizmente foi aprovado por 6 votos x 03 votos.
Não sancionei a Lei, por ser contra. E ao voltar para a camara de Vereadores, o ex- Presidente da Câmara e atual Vereador Aurimar Teixeira da Rosa acabou sancionando. Contribuindo, assim, para o aumento de gastos com pessoal tanto no Legislativo quanto no Executivo.

Outro assunto abordado pelo atual Vereador JK foi sobre cortes de linhas de transporte escolar e horas-extras.

Pois bem,

Todos os alunos devem ter acesso ao transporte escolar em um dos turnos ( manhã, tarde ou noite) em uma distância de até 1.700 m conforme Lei Municipal e até 2.000 m conforme Lei Estadual.

Portanto, Vereador se tiver aluno sem acesso ao transporte escolar, conforme legislação, informe a Secretaria de Educação. Não é tua obrigação fiscalizar?. E o povo paga os Secretários pra resolver os problemas diante dos parâmetros da Legislação e não conforme vontade individual de cada pessoa ou da autoridade política.

Quanto a Horas- Extra…Como vereador…já deveria ter lido o Estatuto do Servidor Público Municipal e ter verificado a legislação que autoriza, no máximo, duas horas diárias e em casos esporádicos e de extrema urgência.

Estamos tomando medidas para, aos poucos, eliminar incoerências práticas relativas a legislação. É nossa obrigação, inclusive!

Peço desculpas a população por me manifestar dessa forma e ressalto que sou a FAVOR da DEMOCRACIA e da existência da OPOSIÇÃO. Entretanto, tem momentos que somos obrigados a se manifestar por ouvir inverdades ou informações incompletas."

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo