quinta-feira, 3 de jul. de 2025
Segurança

Vereador é preso e denunciado criminalmente por estupro contra menina de 14 anos

Palmas – O vereador Vanderlei Roberto Silva, da Câmara Municipal de Palmas, vulgo “Cabrito”, foi preso nesta manhã, 29 de junho, por uma equipe do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado, do Ministério Público do Paraná. A prisão preventiva foi requerida pela Promotoria de Justiça de Palmas, que no último dia 22 denunciou Silva criminalmente pelo estupro de uma estudante de apenas 14 anos. Uma conhecida da menina, Iotânia Ferraz de Campos (ou “Tânia”), que teria ajudado o vereador a cometer o crime, levando a garota ao motel onde foi praticada a violência, também foi presa e requerida na ação penal. A denúncia foi proposta pela promotora de Justiça Danielle Garcez da Silva.
Conforme relata o MP-PR, em outubro de 2008, os denunciados, “dolosamente, conscientes da ilicitude de suas condutas, previamente conluiados entre si”, aproveitando-se da confiança que a jovem depositava na mulher, levaram-na a um motel, com a desculpa de que lá ela conseguiria um emprego. Chegando no local, empurraram a menina dentro de um quarto e a trancaram na companhia de “Cabrito” – “Tânia” ficou no carro, com o som ligado em alto volume, ignorando os apelos da garota. No quarto, chorando e muito assustada, a adolescente foi constrangida mediante violência e ameaças a submeter-se sexualmente ao acusado. Segundo a denúncia, o vereador dizia que se ela viesse a contar o ocorrido para alguém “faria da sua vida um inferno, inclusive prejudicando sua família”. Os pais da menina descobriram a violência e procuraram as autoridades. O estupro foi confirmado por laudo médico.

Como resume a Promotoria:
“Eleito pelo povo palmense, detentor de elementos aptos a influenciar a opinião pública e conhecedor da engrenagem de uma Câmara Municipal, e certamente das leis, o denunciado infringiu todos os postulados da ética, da moral e das normas. Optou pelo caminho do crime, crente na impunidade, vez que acreditava que praticaria um delito contra os costumes, contra a liberdade sexual, aliás, o pior deles, o estupro, e que permaneceria impune. Desta senda, tem-se que a ética e a moral são indissociáveis do ser humano. Percebe-se, claramente, a conduta criminosa do denunciado Vanderlei Roberto Silva, vulgo “Cabrito, para, mesmo sendo casado, conseguir satisfazer sua lascívia à custa de uma adolescente de apenas 14 (quatorze) anos de idade e que ainda era virgem, com o auxílio de sua comparsa, a denunciada Iotania Ferraz de Campos.”
No pedido de prisão, o MP-PR sustenta que o acusado, por ter razoável condição financeira e até pelo cargo que exerce, tem “grande capacidade de, em liberdade, intimidar testemunhas e dificultar a coleta de provas”. O Juízo da Comarca acatou o pedido. “Cabrito” e “Tânia” foram encaminhados à Delegacia de Palmas.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.