22/08/2023
Geral Guarapuava

Vereadores afastados são citados em reportagem nacional do Fantástico

imagem-120342

Da Redação

Guarapuava – O vereador afastado judicialmente da Câmara de Guarapuava, Edony Kluber, foi citado em reportagem exibida nacionalmente na noite desse domingo (09) pelo Fantástico, da Rede Globo. A reportagem aponta ainda outros dois vereadores guarapuavanos, que também estão afastados judicialmente, e que teriam participação em um esquema denominado de “fura fila do SUS”.

De acordo com a reportagem, os vereadores teriam se utilizado dos cargos para facilitar e priorizar consultas e cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Guarapuava.

Edony foi entrevistado pelo repórter e disse que não cometeu algo ilícito. “O que eu fiz foi uma questão humanitária, de atendimento à saúde das pessoas”, afirmou o ex presidente da Câmara.

O coordenador do Gaeco em Guarapuava, Vitor Hugo Honesko, destacou que os vereadores se utilizavam do cargo para agilizar atendimento aos seus eleitores, sempre em troca de votos. As investigações, realizados pelo Gaeco entre 2014 e 2015, apontaram que 100% das consultas de ortopedia, 99% de oftalmologia e 97% de cardiologia liberadas pelo SUS para Guarapuava, foram realizadas através de agendamentos intermediados por políticos. “É algo implícito, pois houve o benefício direto de algumas pessoas através da troca pelos votos”, afirma o coordenador do Gaeco.

A coordenadora de agendamentos do SUS no CISGAP, Eliane de Fátima Dranca, afirmou que a prática foi proibida e não está mais sendo realizada.

A REPORTAGEM

A reportagem do Fantástico abordou vários casos semelhantes aos denunciados pelo Gaeco em Guarapuava.

Casos semelhantes foram apontados em Caldas Novas, no Estado de Goiás, e São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul.

VEJA AQUI A MATÉRIA COMPLETA DO FANTÁSTICO

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2016/10/politicos-armam-esquemas-com-prefeituras-para-furar-fila-do-sus.html

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.