Dois vereadores de Guarapuava protocolaram na sexta (25), um projeto de lei solicitando a revogação do título de cidadão honorário concedido ao ex-governador Beto Richa. De acordo com o vereador Guto Klosowski, que tem o apoio do vereador Élcio Melhem, a ação é necessária, “pois a retidão de conduta e probidade são atributos que devem acompanhar os homenageados por toda a vida, sendo ilegítima concessão ou a permanência da honraria por aquele que não reúne tais qualidades”.
O parlamentar ressaltou ainda, que “os investimentos realizados no município de Guarapuava pelo então governo do estado, foram ações inerentes ao cargo que ocupava na época em que foi concedida a honraria, não sendo privilégio do município e sim obrigação do detentor do cargo de governador investir em melhorias no território paranaense”, finalizou.
O Projeto de Lei 65/2013 que concedeu o título foi apresentado pelos ex-vereadores Neto Rauen e Valdir Kukelcik e sancionado pelo prefeito Cesar Silvestri Filho, em 2013. Posteriormente, em 2015, o vereador Elcio Melhem protocolou um pedido de revogação do título, mas foi derrubado pelos vereadores daquela legislatura. O ex-governador foi preso na sexta (25) em um desdobramento da Operação Lava-Jato da Polícia Federal, em que é acusado por corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Em 2013 o então vereador Carlos Kolody (PT) propôs a mesma homenagem ao deputado federal Zeca Dirceu (PT). O título foi aprovado, por unanimidade, em primeira votação. Entretanto, na segunda votação, a bancada governista derrubou a outorga.
O projeto de revogação do título deve entrar para leitura na primeira sessão após o recesso legislativo, no dia 4 de fevereiro.