A manhã desta terça (22) ficou reservada para as ‘costuras’ finais dos candidatos à presidência da Câmara de Vereadores de Guarapuava. A eleição ocorre a partir das 17h de hoje e dois candidatos estão na disputa e passaram parte do dia atrás de adesões dos demais vereadores. Foram as últimas horas de negociações que se iniciaram há cerca de um ano.
Desde então o vereador Pedro Moraes (Republicanos) não escondia o desejo de entrar na disputa pela majoritária. No entanto, ele esbarrava num ‘peso pesado’. O atual presidente João Napoleão (Podemos) ia buscar mais um mandato. De outro lado, o vereador Marcio Carneiro (Cidadania) também entrava no páreo, dividindo a ‘bola’ com Nego Silvio (Podemos) e Marcelinho (União Brasil).
Em contato com o Portal RSN nesta terça, João Napoleão, entretanto, disse que não tem desejo nenhum. Ele se refere a deter um cargo na composição da nova Mesa Executiva. Cogita-se que ele possa compor com Pedro ocupando a vice-presidência.
Hoje só quero ficar vendo e aplaudindo. Hoje a minha bandeira é Pedro Moraes.
Correndo por fora, a bancada feminina acenava com a possível formação de uma chapa. As vereadoras Bruna Sptizner (Podemos), Professora Bia (MDB), Cris Wainer (PT) e Professora Terezinha (PT) queriam ser um recorte na eleição.
Durante todo esse tempo, houve um parêntese, com as eleições de outubro deste ano. No entanto, o pleito na Câmara voltou com força total e tem o desfecho na noite desta terça. Se prevalecer a tendência atual, Pedro Moraes deve ser eleito. Ele tem o apoio do núcleo liderado por João Napoleão que abriu mão por motivos de saúde.
Outra conquista de última hora é o apoio de Marcelinho. Ele declinou da candidatura e passou a apoiar Pedro Moraes. Pelas contas preliminares, Pedrinho tem 12 votos, incluindo a bancada feminina. Esse apoio é positivo para que Pedro vença a eleição de hoje.
ARTICULAÇÕES
Dentro das articulações feitas nos últimos dias, a vinda do professor Pablo Almeida à Câmara também é primordial. Secretário de Educação, ele pediu exoneração do cargo e tirou Elcio Melhem da jogada. Melhem é suplente e votaria em Marcio Carneiro.
Aliás, Marcio disse que estuda a possibilidade de impedir o voto de Pablo por ele retornar à Câmara. “Estamos pensando, mas só vamos fazer isso em último caso”. O professor Pablo, no entanto, foi o vereador mais votado da atual legislatura e o fato de requerer uma vaga que é dele trata-se de processo legítimo.
Para a votação de hoje, dos 21 vereadores 20 encontram-se aptos. Desses, Marcio teria oito votos. Já que Sidão está afastado judicialmente do mandato. Por sua vez, Nego Silvio lança uma candidatura à presidência e pela lógica vai votar em si mesmo.
Mas se por um lado, Marcio Carneiro aposta num possível ‘racha’ de última hora entre Pedro e João Napoleão, possibilitando a vitória dele, o outro lado assegura que o grupo está ‘fechado’. “Não há a menor possibilidade disso acontecer. Estamos unidos e fortes”.
Leia outras notícias no Portal RSN.