Troca de insultos e ameaça de agressão física entre vereadores ligados ao prefeito Fernando Ribas Carli e empresários do transporte escolar marcaram as últimas horas na Câmara Municipal de Guarapuava. O vereador João do Napoleão, vice-presidente, protagonizou uma das cenas mais grotescas ao entrar em bate-boca com um dos transportadores e por muito pouco não chegaram às vias de fato.
A Polícia Militar continua no local. Ouvia-se de um lado a outro, entre vereadores e transportadores, palavrões como "vagabundos" e outros impublicáveis. A vereadora Maria José Ribas, prima do prefeito, tentou de todas as formas apaziguar os ânimos fazendo a defesa do prefeito, mas ajudou a piorar ainda mais a situação. O presidente da Casa, Admir Strechar, chamou a Polícia Militar.
Os transportadores reclamam que o prefeito Carli determinou que houvesse substituição da frota, porque os carros que fazem o transporte escolar estariam velhos. Os empresários reclamaram ao prefeito do valor recebido pela Prefeitura – que está defasado, segundo eles – e teria havido um acordo entre as duas partes para reposição dos veículos. De acordo com os transportes, Carli não cumpriu a sua
parte.
O prefeito determinou a realização de uma nova licitação, sem fazer nenhum aviso prévio aos transportadores. O pregão foi aberto nesta segunda-feira. A revolta se instalou hoje (terça-feira) quando os empresários foram em grupo ao Legislativo Municipal.
Daqui a pouco, mais informações
Foto: Luana Kaminski