O fim de tarde desta quarta feira (09) foi marcado pela comemoração dos 161 anos do Legislativo no Município. A solenidade contou com a presença de lideranças, ex-vereadores e da representantes da população. Os ex-vereadores e ex-presidentes da Casa foram homenageados durante a sessão extraordinária.
A luta das mulheres e suas ações como vereadoras eleitas pelos guarapuavanos foram relembradas pela vice-prefeita e secretaria da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eva Schran. “Nós mulheres trazemos para discussão os interesses que beneficiam a família e partimos para ações humanizadas. Podemos e certamente iremos aumentar nossa representatividade nesta Casa a cada nova eleição”, diz Schran.
Durante a solenidade um ato ecumênico, seguido de mini-documentário e explanação do vereador com mais tempo de Câmara, Élcio Melhem e o atual presidente Edony Kluber relembraram os feitos de uma das Casas de Leis mais antigas do país. Uma pequena exposição de fotos e documentos passaram informações das legislaturas anteriores aos visitantes.
A história
A Câmara Municipal instalou-se em 1853, sob a presidência do Major Manuel Marcondes de Sá, Antonio de Sá Camargo, Francisco Ferreira da Rocha Loures e Joaquim José de Lacerda, além da suplência de Pedro de Siqueira Cortes, Hermenegildo Alves de Araújo e Francisco José dos Santos.
As primeiras reuniões eram realizadas na sala dos fundos da igreja Matriz e, com o passar do tempo, ocorriam na residência dos representantes citados. Em 28 de junho de 1876 foi efetivado a primeira sessão no local destinado ao órgão público. No edifício, localizado na rua XV de novembro, abrigava a delegacia e, na parte superior, Câmara e Prefeitura.
Na gestão do prefeito Candido Pacheco, o prédio foi vendido e, deste modo, as reuniões legislativas foram transferidas para o edifício Nossa Senhora de Belém, onde permaneceram por 23 anos. Até que em 21 de junho de 2000, a sede própria foi inaugurada pelo então presidente Valtair Siqueira Albertti, na gestão do ex-prefeito Vitor Hugo Burko.
Como relembrou Élcio Melhem, que há 32 anos compõe a história da Câmara de Guarapuava, muitos foram os feitos nestes 161 de história. Um dos fatos marcantes foi a mobilização dos vereadores para a construção do trevo da BR -277 entre 1984 e 1985, a construção do IML, que antigamente funcionava nos fundos da antiga cadeia pública, a elaboração da Lei Orgânica Municipal, a construção da Sede própria em 2000, entre outros fatos marcantes. “Desde 1853 esta casa é um espaço de democracia e cidadania e inegavelmente onde se luta pelos interesses dos guarapuavanos”, diz Melhem.
“Homens e mulheres que nos antecederam construiram um legado que hoje está em nossas mãos. Nos espelhamos no que deu certo e evitamos cometer erros do passado e assim seguimos agindo como interlocutores entre os interesses do cidadão e as ações do poder local”, afirma o presidente Edony Kluber.