Cristina Esteche
Os vereadores Valdir Kukelcik e Neto Rauen, ambos do PPS, esclarecem em nota oficial que a proposição assinada por ambos concedendo o título de Cidadão Honorário ao governador Beto Richa (PSDB) foi apresentada em setembro em 2013 e aprovada por 20 votos favoráveis e um contrário. Os dois vereadores esclarecem também que a iniciativa, "na época"foi reconhecer os investimentos do Governo do Paraná em várias áreas da administração pública no município. Kukelcik e Neto Rauem lembram ainda que, a exemplo da Câmara de Guarapuava, outros legislativos municipais também concederam a homenagem ao governador. De acordo com os vereadores, ambos estão sendo criticados por parte da opinião pública pela iniciativa.
A nota na íntegra
"A respeito de comentários e críticas que estamos recebendo sobre nossa proposição de concessão de Título de Cidadão Honorário ao governador Carlos Alberto Richa, esclarecemos que essa proposição foi apresentada em 2013, foi votada e aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal, em setembro daquele mesmo ano.
Na época, objetivo da proposta transformada no Projeto de Lei 2167/2013, de 02/09/2013, foi prestar reconhecimento ao governador pela significativa liberação de verbas para Guarapuava em diversas áreas como a educação, saúde, pavimentação asfáltica e habitação. Por conta desses recursos, duas escolas estaduais estão sendo construídas, importantes vias urbanas sendo asfaltadas, e construídas casas populares na cidade através da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), bem como na área rural por meio do Programa Casa Familiar Rural.
O governador ainda havia liberado recursos para o Hospital São Vicente de Paulo e para a 5ª Regional de Saúde de Guarapuava, investimentos há muito esperados. Outras câmaras municipais também concederam a honraria ao governador, não sendo assim uma particularidade de Guarapuava ter concedido o título".
Vereadores Neto Rauen (PPS) e José Valdir Kukelcik (PPS)