22/08/2023
Política

Vereadores transferem para amanhã votação de emenda do número de vagas

A Câmara de Guarapuava transferiu para amanhã (22) a votação das emendas dos vereadores Gilson Amaral (DEM) e Antenor Gomes de Lima (PT) que definem o número de vagas no Legislativo a partir do próximo ano. Autor da emenda que reduz para 13 as vagas, Gilson Amaral, se ausentou da sessão, o que motivou a transferência da votação.

Amanhã (22) entram em votação as emendas de Gilson Amaral (DEM), que propõe 13 vagas, e de Antenor Gomes de Lima (PT), que defende 15 cadeiras para os próximos mandatos. Caso as emendas sejam derrubadas, será mantido o texto original do Projeto de Lei aprovado em novembro de 2010, que estipula em 21 o número de vereadores a Câmara de Guarapuava.

Como as manifestações de todos os representantes de entidades organizadas, partidos políticos e da comunidade durante a Audiência Pública na última sexta-feira (18) foram favoráveis à permanência do projeto original com 21 vagas, os vereadores devem derrubar as emendas de Amaral e de Antenor. Os argumentos dos oradores durante a Audiência Pública foram unânimes, apontando que com 21 vagas “dificulta o apoio direto ou esquema de vereadores com os próximos prefeitos”.

Após a manifestação dos representantes da comunidade durante a Audiência, os próprios vereadores começaram a fixar nova posição. O presidente da Casa, João Carlos Gonçalves (PSDB), o “João Napoleão”, por exemplo, antes do evento defendia um “meio termo”, acreditando que o número deveria ser de 15 vereadores. Porém, após ouvir as manifestações, passou a emprestar apoio à manutenção do Projeto original, que fixa em 21 o número de vereadores. “A Audiência foi importante por isso. Para que os vereadores ouvissem o que pensa e o que quer a comunidade. Hoje defendo que sejam 21 vagas, pois é o anseio da população”, afirma o presidente.

A sessão ordinária da Câmara de Guarapuava inicia às 17h00 de amanhã.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo