O aumento no valor do salário para o prefeito, vice prefeito e secretários municipais será decidido nesta quarta-feira (09), em Guarapuava. O presidente da Câmara, Edony Kluber (PSD), convocou o primeiro período extraordinário de 2013. A primeira de quatro sessões será realizada hoje, às 19 horas. A secretaria da Câmara não soube informar ser todas serão realizadas num só dia.
A proposta é de que o salário do prefeito passe para R$ 21, o da vice prefeita para R$ 10,5 mil, mesmo valor que será destinado aos secretários municipais. Inicialmente, os demais cargos comissionados não terão reajuste já que essa é uma atribuição que cabe ao prefeito e não à Câmara de Vereadores. Os salários estão congelados há mais de oito anos.
Outra matéria que será votada é a criação de cargos no Legislativo Municipal para que os novos vereadores possam ter assessores. Até então, a antiga composição da Câmara que era de 12 veeradores tinha direito a um coordenador e um assessor de gabinete. Com o aumento para 21 vereadores, os nove novos não possuem assessoria. O Projeto de Lei 01/2013, porém, propõe a criação de mais 18 cargos, o que permitirá a igualdade entre todos, ou seja, cada vereador terá direito a nomeação de dois assessores.
Outro Projeto de Lei prevista na Ordem do Dia é a instituição do Programa de Recuperação Fiscal de Guarapuava, o Prefig, primeira matéria de autoria do prefeito Cesar Filho.
Entretanto, a primeira ação dos novos vereadores será a eleição dos membros das comissões permanentes do Legislativo Municipal.