O Carnaval está chegando e muitos ‘pais de cachorro’ costumam incluir seus filhotes na folia. Se você não gosta de Carnaval e vai aproveitar o feriadão para viajar, também deve tomar alguns cuidados. E mesmo se decidir ficar em casa, não dá pra descuidar.

(Foto: Reprodução/Pixabay)
PET FOLIÃO
A médica veterinária Ana Cecília Messas de Guarapuava explica que para cada opção, seu companheiro precisará de cuidados especiais. Para os foliões de plantão garantirem uma diversão segura e saudável, primeiramente lembre-se: os cachorros são mais sensíveis a barulhos e podem se assustar com multidão.
“Se você for dos animados, que gostam de desfilar em um bloco tenha o cuidado de sentir se o seu cão está confortável, pois nem todos os animais gostam de aglomerações”.

Médica Veterinária Ana Cecília Messas (Foto: Arquivo Pessoal)
Saber antecipadamente se a festa é pet friendly (lugares que aceitam a entrada ou a permanência de animais de estimação acompanhados de seus tutores) também é importante. A veterinária disse que é preciso atenção com a identificação e saúde do seu amigão, principalmente com a ingestão de alimentos e restos de decoração como confetes e serpentinas.
“Tenha uma coleira com guia e identificação com o nome e contato, mantenha seu pet hidratado e tome cuidado com o piso quente e restos de comida no chão”.
Orelhas abaixadas, pupilas dilatadas, rabo abaixado ou entre as patas podem indicar que o seu bichinho está com medo ou assustado. Se isso acontecer, saia com ele do ambiente. Se você passeia frequentemente com ele e a interação com as pessoas e outros animais é tranquila, certamente ele vai se divertir no carnaval.
Fantasias e enfeites são liberados, mas com moderação. Assim como o ser humano é preciso garantir conforto para o seu pet.

(Foto: Reprodução/Pixabay)
VIAGEM
Se você for viajar no Carnaval e decidiu levar seu companheiro, não esqueça a carteirinha de vacinação. Além do documento ter todas as informações referentes a saúde do animal, durante a viagem o seu bicho de estimação poderá entrar em contato com pessoas e animais desconhecidos. A médica veterinária Ana Cecília, alerta ainda para os cuidados com o transporte.

(Imagem: Ilustrativa)
“Não saia para viajar sem uma caixa de transporte ou sem o cinto de segurança, e não esqueça da coleira com identificação, pois o seu cão estará fora do ambiente habitual”.
Se você optar por não levar seu amigo na viagem procure uma hotelzinho para o seu animal. “Várias pessoas trabalham com hospedagem de animais. Algumas cuidam dos bichos na própria casa”, explica Ana Cecília. Mas claro, pegue referências com alguém que já contratou o serviço.
CARNAVAL EM CASA
Se você não vai cair na folia e nem pegar a estrada, a dica é descansar em casa mesmo ao lado do seu melhor amigo. Mas nada de esquecer que ele existe. Tenha cuidado com as altas temperaturas dessa época do ano.

(Foto: Gilson Boschiero/RSN)
Se você não gosta de passar sede e calor, seu bichinho também não. Mantenha-o alimentado e hidratado. “E aproveite o momento de descanso dando muito carinho e amor ao seu melhor amigo”, afirma Ana Cecília.