22/08/2023
Geral

Veterinária lança campanha contra abandono de animais

 Devido ao grande número de abandono de animais na cidade e, principalmente, nos arredores do campus Cedeteg, em Guarapuava, a Clínica Escola de Medicina Veterinária (Cevet), da Unicentro, lançará uma campanha educativa com o tema “Não abandone seu animal de estimação”, que tem o objetivo de conscientizar a população para que não abandonem seus animais, destacando que este ato pode ser considerado um crime, segundo o Artigo 32 da Lei Federal nº. 9605, de 1998 (Lei de Crimes Ambientais). Além disso, a campanha incentivará a adoção dos animais.

A professora Giuliana Botelho, responsável pela Cevet, relata que muitas vezes as pessoas têm a intenção de ajudar trazendo os animais encontrados para a Clínica, mas acabam não se responsabilizando pelo tratamento e deixando aquele animal aos cuidados da equipe. Porém, ela ressalta que o espaço não tem como função cuidar de animais abandonados e nem mesmo possui a estrutura suficiente para este tipo de serviço. “A Clínica Escola é uma unidade de tratamento de animais. Não recolhemos animais de rua que não possuam proprietários. O que as pessoas podem fazer é adotar este animal, mesmo que temporariamente e se responsabilizar por este tratamento durante este período”, comenta Giuliana.

A professora Liliane Zilioto, chefe da Divisão de Pequenos Animais na Cevet, lembra, ainda, que o Departamento de Medicina Veterinária (Devet) da Unicentro já possui dois projetos que visam diminuir o abandono de animais. Um deles é o projeto de castração de animais, que propicia aos proprietários o serviço a um custo menor. Também existe a campanha de castração em parceria com o Canil Municipal e a Sociedade Protetora de Animais de Guarapuava (Spag), que promove o recolhimento dos animais pelo Canil e a castração pela equipe da Cevet.

“Com estas ações, é esperado diminuir o número de animais errantes de Guarapuava e conscientizar a população para que tenham animais somente quando queiram e possam se responsabilizar pelos mesmos”, explica Liliane.

A partir desta semana, cartazes e panfletos de conscientização serão distribuídos no campus Cedeteg e também em outros espaços na cidade.

Com CCS/Unicentro

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.