22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Via Sacra emociona público na Vila Bela

imagem-109068

Lizi Dalenogari

Guarapuava – Bastava parar e observar o olhar atento e emocionado do público que prestigiou a encenação da Via Sacra, na Vila Bela, na noite deste domingo (20), para ver que todo o esforço dos 70 atores valeu a pena.

A encenação reuniu crianças e adolescentes da comunidade, de idades entre 3 e 18 anos que orgulharam seus familiares, amigos e pessoas da comunidade. “Dá um orgulho de ver o empenho deles e não tem como não emocionar. Todo ano venho assistir e todo ano me emociono. Todos estão de parabéns”, diz Ana Freitas, moradora da Vila Bela há 18 anos.

Organizada pela Paróquia Divino Espírito Santo, os atores juvenis referenciaram a Paixão e Morte de Cristo, em um espetáculo tomado pela emoção e comprometimento dos participantes.

Eles encenaram, desde a chegada de Jesus em Jerusalém, até a sua morte na cruz. “É um momento único e um privilégio estar representando o Mestre Jesus. O momento da crucificação é o que mais me emociona. Sinto minha alma purificada”, conta Richard Bento Bueno que representou Jesus pelo segundo ano consecutivo.

Patrícia de Lara, mãe de Ane Helise Lara da Silva, de 10 anos, que representou uma das “mulheres de Jerusalém”, fez questão de ir prestigiar os atores. “Fico toda orgulhosa de minha filha e de todos os atores. Ela gosta tanto e não perde um ensaio. Até pediu para o pai dela gravar as músicas, para ensaiar em casa”, conta Patrícia.

Jandira Soares de Lima se deslocou do Jardim Aeroporto para prestigiar os dois netos que participaram da encenação. “É muita emoção. Ver o Luan e Lucas representando a história de Jesus me faz acreditar em um futuro melhor. Coração desta avó não cabe no peito de orgulho”, diz.

“Meu filho participa da encenação há 12 anos e serve de exemplo para a família toda, especialmente para meu netinho Pedro Rafael, de 6 anos, que está participando pela primeira vez. Ele foi o menino do povo e gostou muito de participar. Nem preciso falar que é uma benção vê-los aqui e não por aí nas ruas, sem rumo”, enfatiza Cleuzi da Luz Machado, mãe de Paulo Ricardo Machado, de 17 anos e avó de Pedro.

Confira abaixo a galeria de fotos da fotógrafa Lizi Dalenogari/RSN, registradas neste domingo (20):

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.