O viaduto da PR-466 e avenida Manoel Ribas sobre a BR-277 em Guarapuava, será liberado para o tráfego a partir da manhã desta quinta (10). A obra está quase concluída, restando apenas serviços de acessibilidade, que estão sendo finalizados nos próximos dias. Conforme a Agência Estadual de Notícias, o novo viaduto integra duplicação de um trecho de quatro quilômetros da BR-277, obras que custaram R$ 77.656.994,96 ao Governo do Paraná.
O viaduto vai agilizar o trânsito local, e também o tráfego de longa distância de quem viaja rumo a Foz do Iguaçu ou Paranaguá. Também será possível fazer a ligação dos bairros de grande circulação com o Centro. Desse modo, um exemplo é o bairro Cidade dos Lagos, onde estão o campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), além dos Hospitais Regional e do Câncer.
ESTRUTURA E OUTRAS OBRAS
O viaduto fica na rodovia de acesso principal de Guarapuava (avenida Manoel Ribas) e conta com 45 metros de extensão, com 12,80 metros de pista para cada lado do fluxo, incluindo acessibilidade via passarela lateral. Ao todo, são 380 metros de obra projetada. Além da duplicação, a obra inclui a adequação da sinalização horizontal e vertical, assim como a remodelação de toda iluminação pública.
Conforme a Agência Estadual, o DER/PR ainda executa três trincheiras nas proximidades. Uma ligando a avenida Prof. Pedro Carli e a avenida Beira Rio. A outra no acesso ao aeroporto de Guarapuava. E por fim, a terceira trincheira, ligando a rua João Fortkamp e a rua Campo Grande. O projeto também conta com três pontes, duas passarelas, além da implantação de postes de iluminação ao longo de 13 quilômetros.
Leia outras notícias no Portal RSN.