Da Redação, com assessoria
Foz do Iguaçu – Em seu primeiro contato com autoridades paraguaias, entre elas o presidente Horácio Cartes e o diretor-geral paraguaio James Spalding, o novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Luiz Fernando Vianna, reafirmou o compromisso brasileiro de atuar em parceria com o país vizinho em prol do desenvolvimento sustentável de ambas as nações.
Na quinta (23), após a posse como diretor, realizada no Centro Executivo da Itaipu, Vianna dirigiu-se à Zona Franca Global, em Ciudad del Este, onde participou da inauguração da Koumei S.A., fabricante brasileira de equipamentos de iluminação para instalações comerciais e industriais. Na ocasião, o novo diretor foi apresentado ao diretor-geral paraguaio, James Spalding, e ao presidente do país vizinho, Horacio Cartes.
Além de receber as boas-vindas das autoridades paraguaias, eles conversaram sobre o bom momento das relações entre os dois países e sobre a necessidade de seguir trabalhando em parceria. Com o diretor Spalding, Vianna comentou brevemente sobre a necessidade de se conversar sobre as relações entre os sócios da Itaipu após 2023, quando vence o prazo do Anexo C, que contém a parte financeira do Tratado de Itaipu. O diretor paraguaio afirmou que essa também é uma preocupação dele.
Em seguida, Vianna dirigiu-se ao centro de Ciudad del Este, para um almoço promovido pelo consulado brasileiro local e pelo Foro Brasil Paraguay, com participação do embaixador do Brasil em Assunção, Carlos Alberto Simas Magalhães. O diplomata cumpria agenda na cidade que, além da inauguração da Koumei, incluiu compromissos com empresários, Sebrae e os conselhos de desenvolvimento de Foz e Ciudad del Este.
O tom da conversa durante o almoço também foi de continuidade da parceria e do bom relacionamento de Itaipu com as instituições que atuam na fronteira e na aproximação entre setores produtivos do Brasil e do Paraguai. “Podem contar comigo. Minha experiência está a serviço da promoção do desenvolvimento sustentável dos dois países”, afirmou Vianna durante o encontro.
Em seguida, o novo diretor-geral brasileiro e demais diretores empossados participaram pela primeira vez da reunião da Diretoria Executiva da Itaipu Binacional, que reúne todos os diretores brasileiros e paraguaios da empresa, e que é realizada duas vezes por mês.